Mensagem: Espírito de Moderação

Diariamente passamos por certas situações que é precisar tomar sérias decisões. Portanto, dependendo da situação devemos ser PRUDENTES como as SERPENTES ou SÍMPLICES como as POMBAS.

A mensagem de hoje ministrada pelo Pastor Sodré, vem nos fazer refletir sobre certas situações que ao invés de nos levar a vitória, tem nos levado ao fracasso. Isso tudo por conta da covardia (medo) da falta de AMOR e da falta de moderação.

download

O Senhor nos diz em  II Timóteo 1.7, “Porque Deus não nos tem dado espírito de temor (medo), mas de fortaleza, e de amor e de moderação”. 

Este versículo nos aponta quatro itens chave para a nossa vitória.

1º Medo: O medo é sem dúvida um inimigo que com muita frequência vem nos atacar. Deus não nos deu um espírito de temor, de covardia, de medo, muito pelo contrário, o Senhor deseja que o seu povo seja valente, determinado, avivado na fé. Frequentemente, as pessoas vivem com medo de tudo: medo da morte; medo do fracasso; medo de perder o emprego; medo de um acidente; medo da violência; etc.

Portanto, o medo é uma forma agravada de dúvida. Desenvolve-se devido à falta de fé, e acabamos não percebendo o poderoso gigante ao nosso lado a todo o momento. Ele se caracteriza por desconfiança do amor de Deus. Portanto aquele que sente medo não tem no seu coração o amor totalmente verdadeiro.

2º Fortaleza: O Espírito de Deus é um Espírito de valentia, de fortaleza!Paulo diz que Deus nos deu espírito de poder, isto me remete ao texto bíblico que diz: “Tudo posso naquele que me fortalece”. E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo. Por isso sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco então sou forte. (2 Coríntios 12:09-10) Portanto, não temas em situação alguma, mas, creia que o Senhor é contigo e na sua fraqueza Ele te fortalece.

3º Amor: Todo cristão deve manifestar o amor de Deus em todas as situações da sua vida. O amor a si e ao próximo, o amor fraterno… Porque o espírito de amor nos leva a esperar, pois o amor tudo espera, nos leva a suportar, pois o amor tudo suporta, este é o Espírito que Deus nos deu quando aceitamos ao Senhor Jesus como único e verdadeiro Senhor das nossas vidas. “… nem qualquer outra coisa poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor” (Romanos 8.38)

4º Espírito de moderação: Muitos problemas vêm sobre nós por falta de moderação, que significa: virtude de permanecer na exata medida. Deus não quer ninguém afoito, colocando os pés pelas mãos. Deixaremos de ser atribulados, quando entendermos que devemos ficar na exata medida, não extrapolando o limite de tempo, dinheiro, energia, prazeres da vida… Deus nos deu um Espírito de moderação para que tenhamos passos firmes! Como diz o ditado: “Nem oito, nem oitenta”, faça tudo com moderação! “Não seja demasiadamente ímpio e não seja tolo; por que morrer antes do tempo?” (Eclesiastes 7:17)

Muitos cristãos por serem abafados, descontrolados, metem os pés pelas mãos e acabam perdendo a benção e muitas vezes até a comunhão com Deus. No evangelho de Mateus 10:16 Jesus nos ensina: Eis que vos envio como ovelhas ao meio de lobos. Portanto, sede prudentes como as serpentes e símplices como as pombas”.

Essa exortação foi dita pelo próprio Senhor Jesus aos seus discípulos. E, se somos discípulos dEle, isso nos inclui. Há várias verdades contidas nesse texto tão pequeno, e que precisamos entender e colocar em prática. A primeira coisa que observamos é a metáfora que o Senhor Jesus utiliza ao iniciar a frase: “ovelhas no meio de lobos”. Por mais que essa expressão tenha suas próprias lições a nos ensinar, precisamos nos ater ao restante do verso, que nos exorta a sermos “prudentes como as serpentes e simples como as pombas”.

Ora, para entendermos plenamente o que o Senhor Jesus tinha em vista, precisamos ver que exemplos a Bíblia nos dá de prudência e simplicidade:

“O simples dá crédito a tudo; mas o prudente atenta para os seus passos.” (Provérbios 14:15)

“O prudente vê o perigo e esconde-se; mas os simples passam adiante e sofrem a pena.” (Provérbios 22:3)

Assim, fica razoavelmente aparente que prudência e simplicidade são conceitos antagônicos. Em ambos os versos, o simples é comparado com o prudente como sendo conceitos quase que opostos. Se é assim, como podemos ser prudentes e simples ao mesmo tempo, a fim de obedecermos ao que o Senhor Jesus nos ensina?

Para entendermos, primeiro precisamos entender o que significa sermos “prudentes como as serpentes”.  Por prudência as serpentes vivem em alerta discernindo bem o perigo ainda distante e em qualquer circunstância da natureza, pois seus sentidos faz o discernimento e logo ela bate em retirada. As serpentes preparam o ataque, são astutas, se defendem, na hora certa.

Jesus nos ensina a sermos prudentes sabendo que há tempo certo de atacar, de se defender e até mesmo de recuar. “No meio dos lobos” precisamos defender nossos direitos, nossa fé.  Jesus foi exemplo de prudência em todas as situações: diante das injúrias, diante de Pilatos, na tentação, Ele não se antecipou, não se arrependeu de nada que fez. Em todas as suas ações Ele era prudente e símplice.

Sermos símplices como a pomba significa que para ser discípulo de Jesus, precisamos valorizar acima de tudo o amor, a pureza, a bondade, a paz; como fruto da presença de Jesus em nós. É valorizar a simplicidade do evangelho da graça de Deus que salva e transforma o ser humano. Paulo tinha esta preocupação: “Mas receio que, assim como a serpente enganou a Eva com a sua astúcia, assim também seja corrompida a vossa mente e se aparte da simplicidade e pureza devidas a Cristo.” (2 Coríntios 11.3)

“A esperteza e inteligência da serpente aliadas com a bondade e humildade que a pomba representa, nos transforma em um cristão de poder e sabedoria agradáveis a Deus. O senso crítico da serpente com a tolerância da pomba ajudam-nos a termos equilíbrio, moderação”.

Assim entendemos como podemos ser prudentes e simples ao mesmo tempo. Basta ser prudente ou simples para coisas diferentes. Assim, devemos ser prudentes quanto ao mal, ao identificar o mal, para fazermos o bem; e simples quanto ao bem, para identificar o bem
 “Pois a vossa obediência é conhecida de todos. Comprazo-me, portanto, em vós; e quero que sejais sábios para o bem, mas simples para o mal.” (Romanos 16:19)

Em certas situações precisamos agir como a serpente, mostrando nossa prudência ao identificarmos o mal e fugirmos dele; mostramos nossa simplicidade ao exercer o bem em amor e humildade. Semelhante à pomba, sejamos tardios para o mal= perigo; ou seja, sem preconceito, não afobados, não antecipados.

Contra verso, sejamos prudentes se atentarmos ao exemplo da serpente no reconhecimento de nossas fraquezas, cuidando para que não sejamos enganados. Devemos ser prudentes no evitar o mal (para buscar o bem), mas simples no opor-se ao mal (para encontrar o bem); prudentes no zelo da palavra de Deus, simples no entender e no obedecer à mesma; prudentes quanto a tudo que não vem do nosso Senhor, simples quanto a tudo que vem dEle. Assim, sendo prudentes e simples, seguiremos o exemplo do nosso Senhor Jesus, e obedeceremos à sua palavra; e acharemos nEle o refúgio contra o mal, e a expressão maior do bem maior, que é o nosso Deus. “Contudo,  que o Senhor Deus nos dê um Espírito de fortaleza, amor e moderação.”

Amém!

Tita Batista.

 

 

 

The following two tabs change content below.
EquipeWeb

EquipeWeb

EquipeWeb

Últimos posts do EquipeWeb (Veja todos)

2 Responses to Mensagem: Espírito de Moderação

  1. Jair Simão Soares disse:

    Muito obrigado

  2. Wellinton Tiburcio da Silva disse:

    Otimo Estudo Poderoso com amor prudente simples e edificante sobrenatural

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>