Mensagem: Aí dos Filhos Rebeldes!

Nas últimas lições, estudamos sobre ALIANÇAS e vimos no livro de 2 Crônicas que  Josafá cometeu um grande erro. Se aliou com o ímpio Acazias da mesma maneira que havia feito com Acabe. Os planos de Acazias eram bons, o problema é que NENHUM CONSULTOU A DEUS e por causa da REBELDIA tudo deu errado. (20.17)

20110404-94400163916207“Ai dos filhos REBELDES, diz o Senhor, que TOMARAM CONSELHO, MAS NÃO DE MIM! E que SE COBRIRAM com uma cobertura, mas NÃO DO MEU ESPÍRITO, para acrescentarem pecado a pecado!Que DESCEM AO EGITO SEM CONSULTAR-ME, para buscar proteção no poder do Faraó, e refúgio na sombra do Egito. (Isaías 30.1,2)

Segundo o dicionário, a palavra REBELDIA significa retrocesso, teimosia, desvio. Ou seja, é aquela pessoa que faz força contraria. A este, Deus chama de rebelde. A bíblia diz que o filho rebelde é vergonha para os pais. (Pv 19:25)

Deus aqui nos fala sobre o quanto ele se entristece quando tomamos decisões sem o seu conselho, sem pedir a sua orientação e permissão para agir.

O Senhor repreende o povo dizendo: TOMARAM CONSELHO, MAS NÃO DE MIM! Muitas vezes nos sentimos ansiosos e, assim, tentamos resolver as coisas por nossa conta. Recorremos ao conselho de amigos e até de estranhos, e esquecemos de pedir o conselho daquele que é o nosso maior amigo e companheiro: o nosso Deus Pai. O “ai” aos rebeldes de Judá, que teimavam em confiar no Egito, em vez de depender do Senhor, consiste de uma repreensão por depositarem a confiança no lugar errado (v. 1-7) e de uma sentença judicial por desprezarem o aviso de Deus (v. 8-17).

SE COBRIRAM COM UMA COBERTURA, MAS NÃO DO MEU ESPÍRITO. Nossa cobertura Espiritual deve ser Jesus. Ele é o único que pode nos suster em qualquer tempo. Pode vir qualquer tempestade, permaneceremos firmes porque Ele nos guardará e sustentará a nossa vida. (Mt 7, 21.24-27)  O Espírito Santo é o nosso conselheiro.

QUE DESCEM AO EGITO SEM CONSULTAR-ME. Naquele tempo o Egito era poderoso e o povo de Deus buscava proteção no poder do Faraó. Fazendo isso, mostravam sua ingratidão a Deus e se esqueciam de que toda aliança que não é feita em Deus é vã. Ao contrário, é claro, seria confiar na sombra do Onipotente. “A pessoa que procura segurança no Deus Altíssimo e se abriga na sombra protetora do Todo-Poderoso pode dizer a ele: Ó Senhor Deus, tu és o meu defensor e o meu protetor. Tu és o meu Deus; eu confio em ti”  (SI 91.1).

A bíblia nos mostra vários exemplos de pessoas que sofreram sérias consequências por se tornarem rebeldes e fora da direção de Deus. Um dos exemplos que podemos citar é a história de Lúcifer que era um anjo de Luz e que por conta da sua rebeldia foi expulso do céu junto com a terça parte de anjos que ele havia instigado e se tonou anjo caído, ou seja, o demônio. (Isaías 14)

Este, (diabo) por ter um propósito de destruir o relacionamento entre Deus e seus filhos, visita Adão e Eva no paraíso em forma de serpente, e os leva pecar por rebeldia.  (Gênesis 3)

Amigo leitor, a dependência de Deus é uma decisão nossa, procurar a Sua orientação é uma atitude que ninguém poderá tomar por nós, entretanto, quem entender que seguir essa orientação é o melhor caminho, jamais conviverá com algum problema provocado por uma decisão equivocada, tomada por impulso ou baseada em variáveis malucas, já que estará colocando a sua vida nas mãos Daquele que tudo pode.

Antes de agir, consulte a Deus porque só Ele conhece seu futuro. Se Ele não resolver, quem resolve? Uma oração pode resolver aquilo que é necessário. A Graça e a presença de Deus nos transformam quando buscamos a sua vontade e a importância de estar naquilo que Ele quer. Primeiro Deus, depois os homens. Se não buscarmos a aprovação de Deus e fizermos aquilo que achamos estar certo, depois disso virá o “ai” de Deus.

Tu, porém, quando orares, entra no “teu quarto” e fechada à porta, orarás a teu Pai, que vê em secreto te recompensará (Mateus 6:6)

Lembre-se: Se até aqui você não tem esse hábito de estar a sós com Deus e buscar nEle as suas repostas, hoje é um dia especial para isso. É Natal… O mundo comemora o nascimento de Jesus que veio ao mundo para nos ensinar que o desejo do Pai é estar em comunhão com seus filhos. O véu do templo se rasgou e hoje temos livre acesso ao Pai.

Nosso Deus é galardoador, ou seja, recompensado e não nos dará algo que não Seja Sua vontade. Porém como Pai, não nos dará coisa alguma que nos cause dano. O Senhor não nos dará “tudo” que pedimos(Ele bem sabe que alguns pedidos nos levariam a ruína), mas fará “tudo” para nos dar aquilo que “necessitamos”. Feliz Natal!

Amém!

Tita Batista.

The following two tabs change content below.
EquipeWeb

EquipeWeb

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>