Mensagem: Aí dos Filhos Rebeldes!

Nas últimas lições, estudamos sobre ALIANÇAS e vimos no livro de 2 Crônicas que  Josafá cometeu um grande erro. Se aliou com o ímpio Acazias da mesma maneira que havia feito com Acabe. Os planos de Acazias eram bons, o problema é que NENHUM CONSULTOU A DEUS e por causa da REBELDIA tudo deu errado. (20.17)

20110404-94400163916207“Ai dos filhos REBELDES, diz o Senhor, que TOMARAM CONSELHO, MAS NÃO DE MIM! E que SE COBRIRAM com uma cobertura, mas NÃO DO MEU ESPÍRITO, para acrescentarem pecado a pecado!Que DESCEM AO EGITO SEM CONSULTAR-ME, para buscar proteção no poder do Faraó, e refúgio na sombra do Egito. (Isaías 30.1,2)

Segundo o dicionário, a palavra REBELDIA significa retrocesso, teimosia, desvio. Ou seja, é aquela pessoa que faz força contraria. A este, Deus chama de rebelde. A bíblia diz que o filho rebelde é vergonha para os pais. (Pv 19:25)

Deus aqui nos fala sobre o quanto ele se entristece quando tomamos decisões sem o seu conselho, sem pedir a sua orientação e permissão para agir.

O Senhor repreende o povo dizendo: TOMARAM CONSELHO, MAS NÃO DE MIM! Muitas vezes nos sentimos ansiosos e, assim, tentamos resolver as coisas por nossa conta. Recorremos ao conselho de amigos e até de estranhos, e esquecemos de pedir o conselho daquele que é o nosso maior amigo e companheiro: o nosso Deus Pai. O “ai” aos rebeldes de Judá, que teimavam em confiar no Egito, em vez de depender do Senhor, consiste de uma repreensão por depositarem a confiança no lugar errado (v. 1-7) e de uma sentença judicial por desprezarem o aviso de Deus (v. 8-17).

SE COBRIRAM COM UMA COBERTURA, MAS NÃO DO MEU ESPÍRITO. Nossa cobertura Espiritual deve ser Jesus. Ele é o único que pode nos suster em qualquer tempo. Pode vir qualquer tempestade, permaneceremos firmes porque Ele nos guardará e sustentará a nossa vida. (Mt 7, 21.24-27)  O Espírito Santo é o nosso conselheiro.

QUE DESCEM AO EGITO SEM CONSULTAR-ME. Naquele tempo o Egito era poderoso e o povo de Deus buscava proteção no poder do Faraó. Fazendo isso, mostravam sua ingratidão a Deus e se esqueciam de que toda aliança que não é feita em Deus é vã. Ao contrário, é claro, seria confiar na sombra do Onipotente. “A pessoa que procura segurança no Deus Altíssimo e se abriga na sombra protetora do Todo-Poderoso pode dizer a ele: Ó Senhor Deus, tu és o meu defensor e o meu protetor. Tu és o meu Deus; eu confio em ti”  (SI 91.1).

A bíblia nos mostra vários exemplos de pessoas que sofreram sérias consequências por se tornarem rebeldes e fora da direção de Deus. Um dos exemplos que podemos citar é a história de Lúcifer que era um anjo de Luz e que por conta da sua rebeldia foi expulso do céu junto com a terça parte de anjos que ele havia instigado e se tonou anjo caído, ou seja, o demônio. (Isaías 14)

Este, (diabo) por ter um propósito de destruir o relacionamento entre Deus e seus filhos, visita Adão e Eva no paraíso em forma de serpente, e os leva pecar por rebeldia.  (Gênesis 3)

Amigo leitor, a dependência de Deus é uma decisão nossa, procurar a Sua orientação é uma atitude que ninguém poderá tomar por nós, entretanto, quem entender que seguir essa orientação é o melhor caminho, jamais conviverá com algum problema provocado por uma decisão equivocada, tomada por impulso ou baseada em variáveis malucas, já que estará colocando a sua vida nas mãos Daquele que tudo pode.

Antes de agir, consulte a Deus porque só Ele conhece seu futuro. Se Ele não resolver, quem resolve? Uma oração pode resolver aquilo que é necessário. A Graça e a presença de Deus nos transformam quando buscamos a sua vontade e a importância de estar naquilo que Ele quer. Primeiro Deus, depois os homens. Se não buscarmos a aprovação de Deus e fizermos aquilo que achamos estar certo, depois disso virá o “ai” de Deus.

Tu, porém, quando orares, entra no “teu quarto” e fechada à porta, orarás a teu Pai, que vê em secreto te recompensará (Mateus 6:6)

Lembre-se: Se até aqui você não tem esse hábito de estar a sós com Deus e buscar nEle as suas repostas, hoje é um dia especial para isso. É Natal… O mundo comemora o nascimento de Jesus que veio ao mundo para nos ensinar que o desejo do Pai é estar em comunhão com seus filhos. O véu do templo se rasgou e hoje temos livre acesso ao Pai.

Nosso Deus é galardoador, ou seja, recompensado e não nos dará algo que não Seja Sua vontade. Porém como Pai, não nos dará coisa alguma que nos cause dano. O Senhor não nos dará “tudo” que pedimos(Ele bem sabe que alguns pedidos nos levariam a ruína), mas fará “tudo” para nos dar aquilo que “necessitamos”. Feliz Natal!

Amém!

Tita Batista.

The following two tabs change content below.
EquipeWeb

EquipeWeb

EquipeWeb

Últimos posts do EquipeWeb (Veja todos)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>