Mensagem: CULTO DA VIRADA – Confie na Direção de Deus

Este foi o último culto do ano de 2016. O que poderíamos falar deste ano, em relação à vida de fé, milagres, respostas, pedidos, esperança, surpresas? Só teríamos uma resposta: MUITO OBRIGADO SENHOR, POR TUA FIDELIDADE! Apesar de nossas falhas e infidelidades, Deus foi Deus em nossas vidas e colocou muita coisa no lugar!

A mensagem de hoje ministrada pelo Pastor Sodré, vem nos lembrar de que não importa o caminho que venhamos trilhar, se é deserto ou abundância, o que importa é que o SENHOR esteja conosco. Isso faz toda a diferença!

607bfda5c4789ce606070d74666357b7O livro de Êxodo nos conta sobre a libertação do povo do Egito e sua trajetória pelo deserto. Finalmente faraó deixou o povo de Israel sair do Egito. Libertos da escravidão pelo poder de Deus, agora eles viviam grandes expectativas em termos de futuro. Precisavam se preparar para um novo tempo.

O povo seguia feliz, mas não tiveram uma caminhada fácil e por muitas vezes murmuravam. Mesmo vendo a provisão de Deus em todas as suas necessidades, o povo temia.

Diz o texto de Êxodo 13 que Deus não guiou o povo pelo caminho mais curto, que passava pela terra dos filisteus, pois disse: “Se eles se defrontarem com a guerra, talvez se arrependam e voltem para o Egito”.

Deus levou o povo a dar a volta pelo deserto, no caminho que levava ao mar Vermelho. Muitas vezes nos sentimos no deserto também. Experimentamos o deserto quando, apesar de conhecermos o poder de Deus, a dor da perda ou do vazio nos tira o gozo e a percepção da presença e do amor de Deus. O cuidado de Deus com o povo indicando não o caminho mais curto, mas o melhor caminho é o mesmo que Ele tem por nós hoje.

Deus assegura que estaria com o povo dia e noite. Os versículos 21 e 22 dizem: “Durante o dia o Senhor ia adiante deles, numa coluna de nuvem, para guiá­-los no caminho, e de noite, numa coluna de fogo, para iluminá­-los, e assim podiam caminhar de dia e de noite. A coluna de nuvem não se afastava do povo de dia, nem a coluna de fogo, de noite.”

O deserto na linguagem cristão é passar perseguições, lutas, passar pelo vale da sombra da morte como se referiu o salmista. “Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum, pois tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me protegem”. (Salmos 23:4) Refletindo sobre esse versículo, podemos crer que se o Senhor estiver adiante de nós, tudo sairá bem!

Por mais que sejamos tentados a não ver Deus no deserto, Ele nunca nos abandona. Nem quando estamos no deserto (dias maus), nem quando estamos fora dele (dias bons). Como era de se esperar, afinal estavam atravessando o deserto, o povo teve que enfrentar diversas situações difíceis.

Chama a atenção, entretanto, a maneira como reagiram às situações. O mesmo Deus que com grande poder os havia tirado do Egito e que ia adiante deles, durante o dia numa coluna de nuvem, (os protegendo do calor) e durante a noite numa coluna de fogo, (os protegendo do frio) não iria, agora, abandoná-­los à própria sorte!

Portanto, o povo foi tão ingrato que no texto que vai de Êxodo 15:24 a 16:3, encontramos o povo murmurando e reclamando com Moisés e Arão, chegando a dizer: “Quem dera a mão do Senhor nos tivesse matado no Egito!” O que importa não é o caminho, mas, a presença de Deus no caminho. A caminhada pode ser árdua, pode ser no deserto, mas, se o Senhor conosco estiver à caminhada será de triunfo. Portanto, não murmure!

A murmuração no tempo de deserto cega a nossa fé e nos abate. A gratidão e as lembranças dos feitos de Deus em nossa vida, entretanto, nos fortalecem. É comum, nos tempos de escassez ficarmos abatidos, desanimados, descrentes.  Mediante situações como essas, o princípio que Deus nos ensina é confiar na direção que Ele nos dá.

Portanto, para que Deus esteja adiante de qualquer situação é preciso aceitar a direção dEle. “Então falou o SENHOR a Moisés, dizendo: Fala aos filhos de Israel que voltem,…” (Êxodo 14:1,2) Nem sempre aceitamos voltar, retroceder, entretanto, há situações que se faz necessário ouvir a voz do Senhor e resolver o que ficou para trás. Infelizmente, para muitos, voltar é atraso, é perda de tempo, até porque, isso requer coragem, humildade para corrigir os erros, perdoar e pedir perdão.

Quando Deus nos pede para voltar, não podemos questionar. “Moisés, porém, disse ao povo: Não temais; estai quietos, e vede o livramento do Senhor, que hoje vos fará; O Senhor pelejará por vós, e vós vos calareis”. (Êxodo 14:13,14)

Prezado leitor, muitas vezes precisamos dar uma virada em nossas vidas para chegarmos na “terra prometida”. É preciso termos visão, provisão e fé. É preciso marcharmos em direção a Deus com desbravamento.

O deserto é um lugar de tratamento, fortalecimento e crescimento espiritual. É no deserto que Deus trata nosso orgulho, pois na dificuldade percebemos que não somos autossuficientes e precisamos de Deus.  É no deserto que Deus trata a nossa cobiça, pois percebemos que os bens mais essenciais da vida não podem ser comprados. No deserto aprendemos a ter mais compaixão pelo próximo, pois sentimos na pele como é doloroso passar por alguns obstáculos. E tantos outros conhecimentos nos são acrescentados em meio ao deserto.

O deserto é, portanto, uma providência divina para tratar nosso eu interior, fazendo com que nos tornemos pessoas melhores e capacitadas para lidar com todas as bênçãos que Deus quer nos entregar.

A recompensa para quem passa pelo deserto na direção de Deus é e sempre será um ser humano melhor, que sabe batalhar, que sabe superar seus próprios limites. Então, se você está passando por um deserto nesse momento, tenha calma. Confie no Senhor e se esforce para aprender tudo aquilo que Ele quer te ensinar, pois quanto mais rápido aprender, mais rápido sairá do deserto.

Confie em Deus e marche adiante!

Amém!

Tita Batista.

The following two tabs change content below.
EquipeWeb

EquipeWeb

EquipeWeb

Últimos posts do EquipeWeb (Veja todos)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>