Mensagem: Aliança com Deus e seus benefícios

Desde o início do mundo, Deus vem estabelecendo preceitos para serem obedecidos pelo homem. Esses preceitos constituem-se em uma instituição que passamos a chamar de Aliança com Deus e destina-se a balizar o comportamento humano visando estabelecer as condições para que o homem possa se salvar, pela graça de Deus.

A mensagem de hoje, ministrada pelo Pastor Sodré, nos fala a respeito de um homem chamado Asa que fez uma aliança e andou com Deus em aliança com Deusdez anos de Paz.  “Abias descansou com os seus antepassados e foi sepultado na cidade de Davi. E o seu filho Asa foi o seu sucessor, e em seu reinado o país esteve em paz durante dez anos. Asa fez o que o Senhor, o seu Deus, aprova. Retirou os altares dos deuses estrangeiros e os altares idólatras que havia nos montes, despedaçou as colunas sagradas e derrubou os postes sagrados”. (2 Crônicas 14:1-3)

Nos versículos citados acima, vimos que após a morte de seu pai, Asa continuou em aliança com Deus, fazendo o que era reto e viveu dias de paz na Presença do Senhor. Durante esse tempo, Asa “ordenou ao povo de Judá que buscasse o Senhor, o Deus dos seus antepassados, e que obedecesse às leis e aos mandamentos dele. Assim como, retirou todos os altares idólatras e os altares de incenso de todas as cidades de Judá, e o reino esteve em paz durante o seu governo. Também construiu cidades fortificadas em Judá, aproveitando esse período de paz. Ninguém entrou em guerra com ele durante aqueles anos, pois o Senhor lhe deu descanso”. (v. 4-6)

Neste primeiro momento, a bíblia nos deixa claro de que por obedecer a Deus, Asa vive dias de paz. Porém, ele não deixou de vigiar, esteve sempre atento a Palavra de Deus e ordenou ao povo que construíssem muros e fortalezas. Reconheceu que seu sucesso administrativo dependia do Senhor – v.6-7. Disse ele ao povo de Judá: “Vamos construir estas cidades com muros ao redor, fortificadas com torres, portas e trancas. A terra ainda é nossa, porque temos buscado o Senhor, o nosso Deus; nós o buscamos, e ele nos tem concedido paz em nossas fronteiras”. Eles então as construíram e prosperaram.

Asa tinha um exército de trezentos mil homens de Judá, equipados com escudos grandes e lanças, e duzentos e oitenta mil de Benjamim, armados com escudos pequenos e arcos. Todos eram valentes homens de combate. Mesmo em tempos de paz, Asa sempre manteve seu exercito preparado para qualquer surpresa.

Então, veio contra eles etíope Zerá, com um exército de um milhão de soldados e trezentos carros de guerra. (v.9) Mesmo sendo um número bem acima dos homens de Asa, saíram para enfrentá-los, e se puseram em posição de combate no vale de Zefatá, perto de Maressa.
Asa então, clamou ao Senhor, o seu Deus:

“Senhor, não há ninguém como tu para ajudar os fracos contra os poderosos. Ajuda-nos, ó Senhor, ó nosso Deus, pois em ti pomos a nossa confiança, e em teu nome viemos contra este imenso exército. Ó Senhor, tu és o nosso Deus; não deixes o homem prevalecer contra ti”. (v.11)

O Senhor derrotou os etíopes diante de Asa e de Judá. Os etíopes fugiram,
e Asa e seu exército os perseguiram até Gerar. E caíram tantos deles que o exército não conseguiu recuperar-se; foram destruídos perante o Senhor e suas forças. (v.13) Por confiar e andar em aliança com Deus, Asa conquistou a vitória.

Amigo leitor, em nossos dias, dias de tantas crises, o povo de Deus tem buscado uma saída, pela fé, pela oração, pela confiança em Deus, para prosperarem no meio dos desdouros de nossa era. O problema é que muitos são fiéis a conceitos religiosos, e acabam perdendo essas bênçãos. A relação de amizade e dependência com Deus, tem andado longe desses.

Se faz necessário uma faxina, limpar os altares do coração, espírito e da mente. Por confiar e viver somente na direção de Deus, o Senhor se agradou de Asa e lutou por ele.  Talvez você esteja sem ninguém para te ajudar, se sente sozinho para enfrentar tamanha aflição, mas saiba, o Senhor quer lutar em seu favor, Creia!

Para Deus não há impossível, basta você confiar. “Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia”. (Salmos 46.1) Mantenha uma aliança com Deus, Ele nunca falha!

Amém!

Tita Batista.

The following two tabs change content below.
EquipeWeb

EquipeWeb

EquipeWeb

Últimos posts do EquipeWeb (Veja todos)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>