Mensagem: Aliança Conjugal e Deus

A aliança entre DEUS e duas pessoas que se unem pelos laços do matrimônio, vai muito mais além de um simples contrato de casamento, ou regime de comunhão de bens.

aliancas-de-casamentoAliança é um compromisso ilimitado que o casal assume diante de DEUS, e dos homens como confissão de amor eterno. “De modo que já não são mais dois, porém uma só carne. Portanto, o que DEUS ajuntou não o separe o homem”. (Mateus 19:6)

Essa aliança exige companheirismo, parceria, fidelidade, entre outros aspectos que exige maturidade, responsabilidade. Portanto, infelizmente há pessoas que fogem do compromisso, vive a dois, mas, não assume as responsabilidades deixando somente para o cônjuge.  Assim, acontece com na vida Espiritual, muitas pessoas querem ter relação com Deus pelas bênçãos que podem alcançar. Porém, com o passar do tempo, se negam a exercer suas responsabilidades cristãs e não cumprem o seu papel de filho.

No casamento, quando as pessoas começam a cometer adultério, mentiras, dizem que o amor acabou. A Palavra de Deus diz que o amor nunca acaba, mas, por conta da iniquidade, ele esfria. “E, por se multiplicar a iniquidade, o amor se esfriará de quase todos” (Mt 24.12.  Com a falta de amor, os homens se tornaram mais egoístas, mais agressivos, mais violentos.

Essa triste realidade está presente nas famílias, nas ruas, nas empresas e até entre as nações. Porque o homem deixou de amar a Deus e a seu próximo, a vida bestializou-se. Sem amor a vida perde seu valor. Sem amor o ser humano se transforma numa fera selvagem. Sem amor os relacionamentos se desfiguram.

O amor é o amálgama que cimenta relacionamentos saudáveis. O amor é o vínculo da perfeição. O amor é mais importante do que o conhecimento e maior do que os dons espirituais. Sem amor nossas palavras são vazias, nossas obras são egoístas e nossos relacionamentos são adoecidos.

A aliança entre Deus e homem começou em Gênesis 9.12 quando Deus fez uma aliança com Noé (o arco-íris). E Deus prosseguiu: “Este é o sinal da aliança que estou fazendo entre mim e vocês e com todos os seres vivos que estão com vocês, para todas as gerações futuras:
o meu arco que coloquei nas nuvens. Será o sinal da minha aliança com a terra.
(Gênesis 9:12,13)

Por meio do Arco-íris o Senhor estabeleceu uma Aliança de conserto eterno. Deus leva muito a sério uma aliança e Ele cumpre ao contrário do povo.  A relação entre Deus e o povo passou a ser vista como um pacto de mútuo amor e fidelidade.

Um dos exemplos que podemos levar em consideração é a aliança entre Deus e Davi descrita em Salmos 89.33 33 que diz: “Não afastarei dele o meu amor; jamais desistirei da minha fidelidade”. Isso significa que, ainda que venhamos pecar, Deus é um Pai amoroso para nos perdoar porque Ele nos ama incondicionalmente.Deus não quebrou a sua aliança, mesmo Davi errando, Deus levou a sério o seu compromisso, Ele não volta atrás.

Em relação à aliança conjugal, o padrão de casamento atual é aquele mostrado pela mídia, os relacionamentos dos famosos que o diabo tem trazido para os nossos lares. O que prevalecem nessas relações é a concupiscência da carne, totalmente contrário a Palavra de Deus. As pessoas passam a ver o casamento como algo para satisfazer seus desejos pessoais. Por conta disso, as famílias estão fracassadas, filhos sem referência, princípios quebrados e automaticamente a sociedade que é um conjunto de família se tornou um fracasso.

É fundamental que tanto o homem quanto a mulher entendam seu papel no casamento. É preciso analisar cada uma das funções, tendo sempre como base a bíblia. Aliança conjugal, segundo a Palavra de Deus, torna o homem e a mulher uma só carne. Portanto, ninguém quer o mal para si mesmo. Ambos devem se empenhar para ter uma relação ativa. Caso contrário, essa relação não é uma aliança.

Primeiramente, analisamos a Palavra em Efésios 5:25: “Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e asi mesmo se entregou por ela [...]”.  Portanto, como podemos ver o papel do esposo é de muita responsabilidade. Além disso, vemos ainda em Efésios 5, nos versículos 28 ao 31, o seguinte: “Assim também os maridos devem amar a sua mulher como ao próprio corpo. Quem ama a esposa a si mesmo se ama”. Além de amar a esposa acima de tudo, é papel do marido cuidar dela, da mesma forma que Cristo cuida de nós por sermos parte do seu corpo. Essa responsabilidade é grande, mas possível, se houver amor. O marido por fim, deve assumir sua posição de cabeça, como também lemos em Efésios 5.23; “porque o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da igreja, sendo este mesmo o salvador do corpo.” Portanto, o homem, deve procurar tomar à frente, de acordo com a responsabilidade e maturidade que seu papel lhe impõe.

O papel da mulher no casamento não perde de forma alguma para o homem. Muitas mulheres e até mesmo homens costumam entrar em discórdia sobre os direitos e deveres da mulher na matrimônio.  A bíblia nos diz em Provérbios 14.1: “A mulher sábia edifica a sua casa, mas a insensata, com as próprias mãos, a derruba.” Sendo assim, a sabedoria é destacada como uma característica fundamental para sustentar sua casa e, consequentemente, seu casamento. Lemos também em Efésios 5.22-24: “As mulheres sejam submissas ao seu próprio marido, como ao Senhor; [...]” e como, “porém, a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo submissas ao seu marido”.

Amigo leitor, como vimos, manter uma aliança no casamento não é fácil. Tanto para o homem quanto a mulher devem saber seus respectivos papéis para não se quebrar princípios cristãos. Cada um deve analisar a si mesmo e decidir a hora de impor suas vontades, mas também a hora de ceder e atender aos anseios do outro. Acima de tudo, a oração e consulta à Palavra devem estar presentes, como está escrito em Mateus 19.6, de modo que já não são dois, porém uma só carne.

Sabendo disso, em qualquer momento de dificuldade, basta pensar que Deus os uniu, logo nada os separará. O amor tudo sofre, tudo crê, tudo supera, tudo suporta. (1 Coríntios 13.7). Portanto, honre a sua aliança.

Amém!

Tita Batista.

The following two tabs change content below.
EquipeWeb

EquipeWeb

EquipeWeb

Últimos posts do EquipeWeb (Veja todos)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>