Mensagem: Os Filhos que Estão Longe Demais

A mensagem de hoje, ministrada pelo Pastor Sodré se encontra no livro de Lucas 15, onde Jesus conta a Parábola do Filho Pródigo. Hoje, vamos refletir sobre o filho mais novo que partiu para longe do pai.

caminho-de-compostela-mulherEssa parábola conta a história de um homem que tinha dois filhos. O filho mais novo resolve pedir ao pai sua parte da herança e vai para uma terra distante viver sua vida como achava que deveria viver. Nessa terra distante ele vai gastando cada centavo do seu dinheiro com seus prazeres, até que todo o seu dinheiro acaba e ele vira quase um mendigo. No momento mais crítico ele sente atração até pela lavagem que era dada aos porcos, tamanha era a fome que sentia. Ele, então, se lembra da casa do pai e resolve voltar arrependido. É recebido com muita festa pelo pai e rejeitado pelo seu irmão mais velho. (Lucas 15.11-24)

Jesus contou essa parábola por conta dos questionamentos dos fariseus, que queriam saber o porquê Jesus se assentava com os pecadores. Talvez essa seja uma das parábolas capazes de nos dar o maior número de lições entre todas, por ser muito rica em detalhes.

Naquele tempo era comum que os filhos saíssem da casa do pai somente quando se casavam. Assim, a bíblia orienta “deixar pai e mãe e unir-se a esposa”. Mais intrigante do que sair sem se casar, o filho mais novo pede a sua parte da herança, o que era inaceitável naquela época; visto que, para receber a herança o patriarca deveria morrer. Observe que o pai da parábola, mesmo estando vivo, deu a parte da herança ao filho mais novo. Ele não era obrigado a fazer isso, poderia inclusive proteger seu filho, negando-lhe e proibindo que ele fizesse aquela loucura, porém, ele permitiu, e sabia que seu filho iria sofrer por causa do seu orgulho e imprudência.

De acordo com o dicionário, a palavra PRÓDIGO que tem como título a parábola, significa: “pessoa que desbarata os seus bens; dissipador, esbanjador, gastador, perdulário”. E foi isso mesmo que o filho fez. Partiu para uma terra longínqua, quer dizer bem longe e gastou toda a sua herança com os prazeres da carne.

Trazendo para nossa vida espiritual, essa parábola mostra Deus na figura do Pai. E mostra cada um de nós na figura do filho, que vive uma vida cheia de pecados. Muitos têm escolhido as falsas riquezas deste mundo do que estar na presença do PAI.

O contexto da parábola diz que o homem (pai) era muito rico, dono de muitos bens. Assim como o nosso Deus é o dono do ouro e da prata e somos os seus herdeiros, aquele jovem também tinha uma vida prospera, não precisava sair de casa. Deus na figura do pai tem paciência com seus filhos pecadores. O pai descrito na parábola do filho pródigo é muito paciente com o absurdo que o filho mais novo fez. Ele não estava preocupado com os bens materiais que se perderam, mas com o crescimento do filho. Esse pai soube esperar o filho crescer e se arrepender de seus pecados. A paciência de Deus visa dar tempo para cairmos em si e nos arrependermos dos nossos erros.

Enquanto viveu os prazeres do mundo, o filho não se lembrou do pai. Não se tocou que tudo era uma ilusão. É assim que satanás age na vida das pessoas. Vêm de mansinho com promessas, mentiras, ilusões, mostrando uma felicidade enganosa, com o objetivo de nos levar para a imundícia, nos humilhar, como esse jovem que chegou ao ponto de cuidar de porcos e desejar se alimentar de lavagens.

A queda de quem sai da casa do Pai é assim, você não se dá conta, quando vê já está na pior. É preciso voltar, ser humilde, pedir perdão, enfrentar os irmãos e a sociedade. Isso, nem sempre é tão fácil! O desviado não tem forças para voltar, geralmente por duas razões:

1º Vergonha – pensa no que os outros irão falar, na humilhação, não se sente bem vindo, pensa na recepção.

2º Acusação – o filho se sentiu como um empregado, acha que perdeu o seu lugar de filho e deve ser tratado como servo. Isso é uma mentira do diabo, Deus sempre quer ter os filhos por perto.  Quando o pai vê a volta de seu filho arrependido, manda preparar uma festa e declara ao irmão mais velho: “Entretanto, era preciso que nos regozijássemos e nos alegrássemos, porque esse teu irmão estava morto e reviveu, estava perdido e foi achado.” (Lucas 15.32) Assim como esse pai, Deus nos recebe de braços abertos quando somos humildes e nos arrependemos. Isso é amor!

Prezado leitor, mesmo que você tenha pecado, tenha saído da presença do PAI, Ele deseja a sua volta, te aguarda de braços abertos, receba suas novas vestes e comemore em grande festa com todos. Ao encontrar o pai o filho diz: “Pai, pequei contra o céu e contra o senhor. Não sou mais digno de ser chamado seu filho.” (Lucas 15:21) Portanto, ao contrário do que o filho esperava, opai ordena aos seus escravos: “Depressa! Tragam uma veste comprida, a melhor, e vistam-no com ela, e ponham-lhe um anel na mão e sandálias nos pés. Tragam também o bezerro gordo, abatam-no, e vamos comer e festejar, porque este meu filho estava morto e voltou a viver, estava perdido e foi achado.” Então começam “a festejar”. (Lucas 15:22-24)

Se você se sente longe da Casa do PAI e deseja voltar e tomar posse do que é seu, o dia é hoje! Saiba, não existe ex-filho, o Senhor estará sempre a sua espera, de braços abertos, não importa o que você tenha feito, Ele te ama e quer te dar uma nova chance.  Volte para casa!

Amém!

Por amor a Cristo.

Tita Batista.

The following two tabs change content below.
EquipeWeb

EquipeWeb

EquipeWeb

Últimos posts do EquipeWeb (Veja todos)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>