Mensagem: O Filho Indignado.

A mensagem de hoje, ministrada pelo Pastor Sodré, tem continuação a Parábola do filho Pródigo. Na lição anterior, vimos que o filho mais novo saiu de casa, gastou tudo que tinha e voltou arrependido. Desde vez, iremos refletir sobre as atitudes do filho mais velho.

depre-300x195A bíblia relata no livro de Lucas 15 a Parábola do Filho Pródigo. Jesus contou essa parábola pelo fato dos fariseus questionarem o porquê Jesus se senta com os pecadores.

Vamos retomar a lição anterior. Adidas Dames Jesus conta que havia um homem que tinha dois filhos. O mais novo pede ao pai a sua herança e vai para uma terra distante e ali esbanjou os seus bens levando uma vida devassa. Quando já tinha gastado tudo, ele começou a passar necessidade e passou a cuidar de porcos. Desejou matar a fome com lavagens de porcos. Visto que estava sofrendo e desesperado, ele ‘cai em si’. nike air jordan 1 mujer E se lembra: “Quantos empregados do meu pai têm fartura de pão, enquanto eu estou aqui morrendo de fome! Vou partir e voltar para a casa do meu pai e lhe dizer: ‘Pai, pequei contra o céu e contra o senhor. Não sou mais digno de ser chamado seu filho. Trate-me como um dos seus empregados. Air Jordan 6 (VI) ’” Então ele se levanta e vai encontrar seu pai. Enquanto o filho ainda estava longe, seu pai o avistou e teve pena; então correu, e o abraçou e beijou. “O filho lhe disse então: ‘Pai, pequei contra o céu e contra o senhor. Não sou mais digno de ser chamado seu filho.’” O pai ordena aos seus escravos: “Depressa! Tragam uma veste comprida, a melhor, e vistam-no com ela, e ponham-lhe um anel na mão e sandálias nos pés. Air Max 2015 Homme

Tragam também o bezerro gordo, abatam-no, e vamos comer e festejar, porque este meu filho estava morto e voltou a viver, estava perdido e foi achado.” Então começam “a festejar”. (Lucas 15:13-24)

Enquanto isso, o filho mais velho está no campo. Jesus diz que ao se aproximar da casa, ouviu o som de música e dança, de modo que chamou um dos servos e perguntou o que estava acontecendo. Este lhe disse: ‘Seu irmão chegou, e seu pai abateu o bezerro gordo porque o recebeu de volta com boa saúde.’ Então ele ficou irado e se recusou a entrar. Seu pai saiu e começou a lhe suplicar que entrasse. Indignado, ele disse ao pai:“Há tantos anos que te sirvo sem jamais transgredir uma ordem tua, e nunca me deste um cabrito sequer para alegrar-me com os meus amigos; vindo, porém, esse teu filho, que desperdiçou os teus bens com meretrizes, tu mandaste matar para ele o novilho cevado.” (Lucas 15:25-30)

Jesus conclui sua ilustração falando sobre o apelo do pai ao filho mais velho: “Meu filho, você sempre esteve comigo e todas as minhas coisas são suas. Mas nós simplesmente tivemos de festejar e nos alegrar, porque seu irmão estava morto e voltou a viver, estava perdido e foi achado.” (Lucas 15:31, 32)

Nessa parábola Jesus nos traz lições importantes.

Primeira lição é sobre ser sábios por permanecer em segurança entre o povo de Deus, sob os cuidados do nosso Pai que nos ama, em vez de nos desviar à procura de prazeres em “um país distante”, ou seja, longe da Casa do Pai.

Segunda lição é que, se nos desviarmos dos caminhos de Deus, precisamos humildemente voltar para nosso Pai e recuperar seu favor, seu perdão.

Terceira lição do contraste entre a atitude receptiva e perdoadora do pai e o ressentimento e a indiferença do irmão mais velho. Sem dúvida, os servos de Deus desejam ser perdoadores e receptivos quando alguém que se desviou se arrepende sinceramente e volta para a ‘casa do Pai’. Assim, fiquemos alegres quando um irmão que ‘estava morto volta a viver’ e o que ‘estava perdido é achado’.

Trazendo para vida espiritual, muitos estão na Casa do Pai (frequentam a igreja), mas estão indignados com os irmãos. Não podemos estar na Casa do Pai querendo ser tratado diferente dos demais irmãos. Na casa do Pai há muitas moradas (João 14.2). Não existe filho melhor ou pior, Deus não faz acepção de pessoas. Fjallraven Kanken Classic (Atos 10.34). Portanto, muitos se acham melhor que outros por ter cargos, talentos, funções eclesiásticas.

O conceito de Jesus é muito diferente. Ele diz: “Mas não sereis vós assim; antes o maior entre vós seja como o menor; e quem governa como quem serve”. adidas gazelle homme blanche (Lucas 22.26)

Deus nos ama tanto, mesmo aqueles que ainda agem contrários à Sua vontade. A parábola do filho pródigo mostra a grandeza do amor de Deus. asics gel quantum 360 runners Ao filho mais velho, que sempre estava servindo o pai e buscando fazer a sua vontade, ele diz: “Então, lhe respondeu o pai: Meu filho, tu sempre esteve comigo; tudo o que é meu é teu.” (Lucas 15.31). Ao filho mais novo, diante de uma atitude de arrependimento, o pai age amorosamente: “Vinha ele ainda longe, quando seu pai o avistou, e, compadecido dele, correndo, o abraçou, e beijou.” (Lucas 15.20)

O filho mais novo desperdiçou a herança, mas o filho mais velho desperdiçou o perdão, isso é muito sério no meio cristão. Maglie Phoenix Suns O ato de perdoar foi ensinado por Jesus como forma de sermos perdoados pelo PAI por nossos pecados na oração do Pai Nosso: “Perdoa as nossas ofensas assim como perdoamos a quem nos tem ofendido”.

De nada adianta estarmos na Casa do Pai e não termos intimidade com Ele. O Pai tem todas as coisas para suprir nossas necessidades e quem está com Ele e vive a Sua vontade, tem direito a tudo que é dEle. Somos herdeiros do Senhor! (Gálatas 4:7)

Prezado leitor, o sentimento de indignação não pode nos afastar do Pai. Como cristãos, se faz necessário vivermos em harmonia uns com os outros, independente das circunstâncias. Precisamos aprender com Jesus que é manso e humilde de coração a perdoar uns aos outros. Nada que façamos para o Pai é desperdício. Lembramos-nos daquela mulher que derramou um perfume caríssimo aos pés de Jesus, citado em Mateus 26.7 – muitos acharam um desperdício, mas ela é lembrada até os dias de hoje.

Precisamos reconhecer nossos erros e vivermos em família com o Pai.

The following two tabs change content below.
EquipeWeb

EquipeWeb

EquipeWeb

Últimos posts do EquipeWeb (Veja todos)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>