Mensagem: A Arca da Aliança – Presença de Deus
O desejo de Deus é manter comunhão com o homem. Não importa sua posição, cor, sexo ou etnia, todos estão convidados para estarem próximos a Deus.
Desde o início da criação, a presença de Deus foi plena e completa na vida das pessoas, visto a experiência de Adão e Eva antes de cometerem o pecado e serem castigados com a expulsão (Gênesis 3:8). O desejo do inimigo sempre foi de roubar a intimidade entre Deus e o homem.
Para estar entre o povo, Deus manda Moisés construir a Arca da Aliança, que representava o símbolo da presença de Deus. A bíblia nos conta em 1 Samuel 4. 10,11 que o povo judeu estava envolvido num conflito com inimigos filisteus, e Israel foi ferido, fugindo cada um para a sua tenda; e foi tão grande o estrago, que caíram de Israel trinta mil homens.
Ao final da batalha, os filisteus tomaram a Arca do Senhor e a levaram de Ebenézer a Asdode que ficou por cerca de sete meses em um templo idólatra, pois serviam ao deus Dagom. Porém a mão do SENHOR castigou duramente os de Asdode, e os assolou, e os feriu de tumores, tanto em Asdode como no seu território. Durante esse tempo, os filisteus ficaram atemorizados com o que a presença da Arca provocou em suas vidas, pois aquilo que era benção para os Israelitas, tornou-se maldição para os Filisteus, e eles depois de sete meses decidiram mandar a Arca embora.
“Então, vieram os homens de Quiriate-Jearim e levaram a arca do SENHOR à casa de Abinadabe, no outeiro; e consagraram Eleazar, seu filho, para que guardasse a arca do SENHOR. Sucedeu que, desde aquele dia, a arca ficou em Quiriate-Jearim, durante vinte anos; e toda a casa de Israel dirigia lamentações ao SENHOR”. (1 Samuel 7:1,2)
Após a morte do Rei Saú, Davi reinou. Era ele um homem segundo o coração de Deus e desejou trazer a Arca para seu lugar de origem. Então, convocou Davi todo o povo para ir com ele. Foi muita gente, todo mundo alegre, havia cânticos, harpas, saltérios, tamborins, címbalos, trombetas e toda sorte de instrumentos musicais da época.
Davi mandou fazer um carro de bois para carregar a Arca e designou dois homens para guiar o carro, Uzá e Aió. Davi vinha bem na frente do povo louvando a Deus e dançando. Até aí tudo corria bem, porém os bois tropeçaram e Uzá estendeu a mão para segurar a Arca e foi fulminado por Deus.
A intenção de Uzá poderia ser a melhor. Mas, não adianta boas intenções se você não segue as regras de Deus, aquilo tudo parecia maravilhoso, mas a Lei de Moisés diz claramente que só quem pode tocar na Arca da Aliança são os levitas e só depois de se purificarem, e que a Arca só pode ser transportada nos ombros dos levitas.
“Então, temeu Davi ao Senhor naquele dia; e disse: Como virá a mim a arca do Senhor?
E não quis Davi retirar para junto de si a arca do Senhor, à cidade de Davi; mas Davi a fez levar à casa de Obede-Edom, o giteu. E ficou a arca do Senhor na casa de Obede-Edom, o giteu, três meses; e abençoou o Senhor a Obede-Edom, e a toda a sua casa. (2 Samuel 6:9-11)
Amigo leitor, precisamos ter em mente que não se pode trazer a Presença de Deus de qualquer jeito à nossa vida. Existem regras! É necessário buscarmos em Espírito e em verdade. A Arca nunca poderia ser transportada em cima de bois, e sim nos ombros de homens fieis a Deus. Não tem como transferir para outros ombros, cada um de nós devemos nos colocar a disposição para transportar a Presença de Deus através de nossas vidas.
Como é importante dar valor a presença de Deus, e obedecê-lo de todo o coração. Quando fazemos isto somos abençoados, dia após dia, e temos a certeza da vitória, somos renovados, vivemos a alegria plena que somente os escolhidos de Deus pode alcançar. Obede-Edom nos ensina através da Bíblia Sagrada que a presença de Deus é real, e quando o Senhor entra em nossas vidas somos transformados. Obede-Edom teve uma experiência tremenda com Deus, e com certeza ele não esperava o que estava para acontecer.
“Então avisaram a Davi, dizendo: Abençoou o Senhor a casa de Obede-Edom, e tudo quanto tem, por causa da arca de Deus; foi pois Davi, e trouxe a arca de Deus para cima, da casa de Obede-Edom, à cidade de Davi, com alegria”. (2 Samuel 6:12)
Com certeza, Davi buscou saber dentro da Lei a maneira correta de trazer a Arca e o Senhor o honrou, pois conhecia o coração de Davi e o quanto ele ansiava estar na Presença do Seu Deus.
“Então Davi, com grande festa, foi à casa de Obede-Edom e ordenou que levassem a arca de Deus para a Cidade de Davi. Quando os que carregavam a arca do Senhor davam seis passos, ele sacrificava um boi e um novilho gordo. Davi, vestindo o colete sacerdotal de linho, foi dançando com todas as suas forças perante o Senhor, enquanto ele e todos os israelitas levavam a arca do Senhor ao som de gritos de alegria e de trombetas”. (2 Samuel 6:13-15)
Desta vez, a festa foi preparada com muito cuidado e agora, de acordo com a vontade de Deus. Todo o Israel fazendo subir a Arca da Aliança do SENHOR, com grande júbilo, e ao som de buzinas, e de trombetas, e de címbalos, fazendo ressoar alaúdes e harpas. A Arca chegou a salvo em Jerusalém e Davi sacrificou muitos animais para louvar ao Senhor.
Deu tudo certo a partir do conhecimento das regras próprias para transportar a Arca da Aliança. Na vida espiritual acontece da mesma forma, quem não conhece a Deus, jamais será capaz de amá-lo, quem não conhece a Bíblia não pode saber como agradar a Deus.
Hoje, no Novo Testamento as perspectivas são outras, a Arca, símbolo da presença de Deus, agora está em nós. O véu do templo se rasgou e passamos a ter livre acesso ao Pai através de Cristo Jesus.Nós somos hoje o templo do Espírito Santo, somos preciosos aos olhos do Pai. Ainda que você seja desprezado por alguém, não importa, existe um Deus em sua vida e para Ele você é muito importante, tanto é que Ele mandou Seu Único Filho morrer em seu lugar.
Amém!
Tita Batista.
EquipeWeb
Últimos posts do EquipeWeb (Veja todos)
- Especial de Natal – 22/12/19 - 23 de dezembro de 2019
- 2 º Congresso Estadual SC – Mulheres que Vencem 23/11/19. - 29 de novembro de 2019
- Encontro Regional MQV – Lutando pela Vida (26/09/19) - 1 de outubro de 2019
Deixe uma resposta