Mensagem: Desprezando as Afrontas

“O homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque se discernem espiritualmente”. (I Coríntios 2.14)

A mensagem de hoje ministrada pelo Pastor Sodré, vem nos instruir a cerca da vontade de Deus para cada um dos seus filhos e nos ensina a desprezar as afrontas e vencer os gigantes.

DAVIO livro de I Samuel 17, nos fala a cerca de Davi, um jovem pastor de ovelhas que foi escolhido por Deus e ungido pelo profeta Samuel para ser o sucessor do rei Saul. Filho mais novo de Jessé, Davi era desprezado por seu pai e seus irmãos. Não tinha estatura, nem força fisicamente… mas, tinha um coração segundo o coração de Deus.

Ao chegar Samuel à casa de Jessé, lhe foi apresentado o seu filho mais forte, o mais formoso, com maior porte físico, o melhor guerreiro, ou seja, aparentemente esse seria o rei, pois aos olhos naturais era o melhor entre todos, porém o Senhor fala ao profeta “Não atentes para a sua aparência, nem para a sua altura, porque o rejeitei; porque o SENHOR não vê como vê o homem. O homem vê o exterior, porém o SENHOR, o coração.” 1Sm 16:7 e isso se sucedeu com todos os sete filhos de Jessé e a todos Deus rejeitou.

Durante todo esse tempo, Davi estava apascentando ovelhas, trabalhando, na lida, ou seja, provavelmente nem lhe foi falado que Samuel estava em sua casa escolhendo o novo rei, isso mostra a rejeição pelos próprios de sua casa. Quando Samuel pergunta sobre Davi, seu pai e seus irmãos, falam de Davi com descaso, “o mais moço, tá lá apascentando as ovelhas!” porém, Deus não olha como os homens, Ele olhou pra sinceridade que havia no coração de Davi, para a coragem e determinação que Davi já tinha, desde moço.

É isso que Deus busca nos dias de hoje, pessoas como Davi, que não tem seu coração apegado a nada, um coração sincero, determinado a servir a Deus sobre qualquer circunstância.

As coisas de Deus, não estão de acordo com o raciocínio humano. Deus sabia que poderia contar com Davi em qualquer situação.
Tanto que foi ele que se propôs a lutar com o gigante Golias. (I Samuel 17. 37)

Quando o gigante viu Davi, olhou com desprezo, viu que era só um rapaz, ruivo e de boa aparência, e fez pouco caso dele dizendo: “Por acaso sou um cão para que você venha contra mim com pedaços de pau?” E o filisteu amaldiçoou Davi invocando seus deuses, e disse: “Venha aqui, e darei sua carne às aves do céu e aos animais do campo!” Portanto, disse Davi ao filisteu: “Você vem contra mim com espada, com lança e com dardo, mas eu vou contra você em nome do Senhor dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem você desafiou”. (I Samuel 17:42-45)

Até aqui, percebe-se que Davi desprezou a afronta do inimigo e creu somente na provisão do Senhor. O texto relata que Saul vestiu Davi com sua própria túnica. Colocou-lhe uma armadura e um capacete de bronze na cabeça. “Porém, Davi não consiguiu andar com aquilo, pois não estava acostumado”.

(I Samuel 17:38-39)

Todo servo de Deus recebe uma missão e é revestido com as armaduras do Senhor e não de homens. Por mais que se sinta incapaz, o Senhor o capacita. Ele sempre se mostra presente. Para isso, a nossa vida deve estar nas mãos de Deus.

Ao derrotar Golias, Davi comprou uma briga com seus irmãos e parentes, que também eram gigantes, mas, o Senhor o fez eliminar um a um (I Crônicas 20.5-8). Quando confiamos que o Senhor é conosco em qualquer situação, por mais difícil que pareça, Ele nos surpreende com Sua mão forte.

Atualmente enfrentamos vários “gigantes”: crise financeira, desemprego, crise conjugal, familiar, mas, não podemos dar ouvido as afrontas do diabo. Assim como Paulo, precisamos crer que “a Graça do Senhor é suficiente para nós, pois Ele nos aperfeiçoa na fraqueza”. (II Coríntios 12.9) Paulo testifica o que Davi fez. O Senhor é quem deve ser glorificado na batalha. Nas diversidades, o Senhor nos fortalece!

Jesus também sofreu afrontas. Até mesmo na cruz o ladrão lhe afrontou dizendo: “Salvou os outros, mas não é capaz de salvar a si mesmo! E é o rei de Israel! Desça agora da cruz, e creremos nele. (Mateus 27.42)

Até os dias de hoje afrontam Jesus. Mas, Ele despreza a todos que o afrontaram. Devemos fazer o mesmo e lembrar do que Ele nos disse: “Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo”. (João 16.33)

Prezado leitor, precisamos ficar focados em Cristo para desprezarmos quaisquer que seja a situação que nos aflige. Portanto, livremo-nos de tudo o que nos atrapalha e do pecado que nos envolve, e corramos com perseverança que nos é proposta, tendo os olhos fitos em Jesus, autor e consumador da nossa fé. Ele, pela alegria que lhe fora proposta, suportou a cruz, desprezando a vergonha, e assentou-se à direita do trono de Deus. (Hebreus 12:1,2)

O homem não foi criado por Deus para perder. Você é mais do que vencedor por Cristo Jesus (Romanos 8.37); sendo assim, pode até passar por momentos de perdas, por situações difíceis, mas sua vida é de acréscimo, de ganho em Cristo. O gigante pode mudar de nome, mas, com Deus todo gigante vai ao chão.

The following two tabs change content below.
EquipeWeb

EquipeWeb

EquipeWeb

Últimos posts do EquipeWeb (Veja todos)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>