Mensagem: A Arca da Aliança – Presença de Deus

O desejo de Deus é manter comunhão com o homem. Não importa sua posição, cor, sexo ou etnia, todos estão convidados para estarem próximos a Deus.

arcaDesde o início da criação, a presença de Deus foi plena e completa na vida das pessoas, visto a experiência de Adão e Eva antes de cometerem o pecado e serem castigados com a expulsão (Gênesis 3:8). O desejo do inimigo sempre foi de roubar a intimidade entre Deus e o homem.

Para estar entre o povo, Deus manda Moisés construir a Arca da Aliança, que representava o símbolo da presença de Deus. A bíblia nos conta em 1 Samuel 4. 10,11 que o povo judeu estava envolvido num conflito com inimigos filisteus, e Israel foi ferido, fugindo cada um para a sua tenda; e foi tão grande o estrago, que caíram de Israel trinta mil homens.

Ao final da batalha, os filisteus tomaram a Arca do Senhor e a levaram de Ebenézer a Asdode que ficou por cerca de sete meses em um templo idólatra, pois serviam ao deus Dagom. Porém a mão do SENHOR castigou duramente os de Asdode, e os assolou, e os feriu de tumores, tanto em Asdode como no seu território.  Durante esse tempo, os filisteus ficaram atemorizados com o que a presença da Arca provocou em suas vidas, pois aquilo que era benção para os Israelitas, tornou-se maldição para os Filisteus, e eles depois de sete meses decidiram mandar a Arca embora.

“Então, vieram os homens de Quiriate-Jearim e levaram a arca do SENHOR à casa de Abinadabe, no outeiro; e consagraram Eleazar, seu filho, para que guardasse a arca do SENHOR. Sucedeu que, desde aquele dia, a arca ficou em Quiriate-Jearim, durante vinte anos; e toda a casa de Israel dirigia lamentações ao SENHOR”. (1 Samuel 7:1,2)

Após a morte do Rei Saú, Davi reinou. Era ele um homem segundo o coração de Deus e desejou trazer a Arca para seu lugar de origem. Então, convocou Davi todo o povo para ir com ele. Foi muita gente, todo mundo alegre, havia cânticos, harpas, saltérios, tamborins, címbalos, trombetas e toda sorte de instrumentos musicais da época.

Davi mandou fazer um carro de bois para carregar a Arca e designou dois homens para guiar o carro, Uzá e Aió.  Davi vinha bem na frente do povo louvando a Deus e dançando. Até aí tudo corria bem, porém os bois tropeçaram e Uzá estendeu a mão para segurar a Arca e foi fulminado por Deus.

A intenção de Uzá poderia ser a melhor. Mas, não adianta boas intenções se você não segue as regras de Deus, aquilo tudo parecia maravilhoso, mas a Lei de Moisés diz claramente que só quem pode tocar na Arca da Aliança são os levitas e só depois de se purificarem, e que a Arca só pode ser transportada nos ombros dos levitas.

“Então, temeu Davi ao Senhor naquele dia; e disse: Como virá a mim a arca do Senhor?
E não quis Davi retirar para junto de si a arca do Senhor, à cidade de Davi; mas Davi a fez levar à casa de Obede-Edom, o giteu. E ficou a arca do Senhor na casa de Obede-Edom, o giteu, três meses; e abençoou o Senhor a Obede-Edom, e a toda a sua casa. (2 Samuel 6:9-11)

Amigo leitor, precisamos ter em mente que não se pode trazer a Presença de Deus de qualquer jeito à nossa vida. Existem regras! É necessário buscarmos em Espírito e em verdade. A Arca nunca poderia ser transportada em cima de bois, e sim nos ombros de homens fieis a Deus. Não tem como transferir para outros ombros, cada um de nós devemos nos colocar a disposição para transportar a Presença de Deus através de nossas vidas.

Como é importante dar valor a presença de Deus, e obedecê-lo de todo o coração. Quando fazemos isto somos abençoados, dia após dia, e temos a certeza da vitória, somos renovados, vivemos a alegria plena que somente os escolhidos de Deus pode alcançar. Obede-Edom nos ensina através da Bíblia Sagrada que a presença de Deus é real, e quando o Senhor entra em nossas vidas somos transformados. Obede-Edom teve uma experiência tremenda com Deus, e com certeza ele não esperava o que estava para acontecer.

“Então avisaram a Davi, dizendo: Abençoou o Senhor a casa de Obede-Edom, e tudo quanto tem, por causa da arca de Deus; foi pois Davi, e trouxe a arca de Deus para cima, da casa de Obede-Edom, à cidade de Davi, com alegria”. (2 Samuel 6:12)

Com certeza, Davi buscou saber dentro da Lei a maneira correta de trazer a Arca e o Senhor o honrou, pois conhecia o coração de Davi e o quanto ele ansiava estar na Presença do Seu Deus.

“Então Davi, com grande festa, foi à casa de Obede-Edom e ordenou que levassem a arca de Deus para a Cidade de Davi. Quando os que carregavam a arca do Senhor davam seis passos, ele sacrificava um boi e um novilho gordo. Da­vi, vestindo o colete sacerdotal de linho, foi dançando com todas as suas forças perante o Senhor, en­quanto ele e todos os israelitas levavam a arca do Senhor ao som de gritos de alegria e de trombetas”. (2 Samuel 6:13-15)

Desta vez, a festa foi preparada com muito cuidado e agora, de acordo com a vontade de Deus. Todo o Israel fazendo subir a Arca da Aliança do SENHOR, com grande júbilo, e ao som de buzinas, e de trombetas, e de címbalos, fazendo ressoar alaúdes e harpas. A Arca chegou a salvo em Jerusalém e Davi sacrificou muitos animais para louvar ao Senhor.

Deu tudo certo a partir do conhecimento das regras próprias para transportar a Arca da Aliança. Na vida espiritual acontece da mesma forma, quem não conhece a Deus, jamais será capaz de amá-lo, quem não conhece a Bíblia não pode saber como agradar a Deus.

Hoje, no Novo Testamento as perspectivas são outras, a Arca, símbolo da presença de Deus, agora está em nós. O véu do templo se rasgou e passamos a ter livre acesso ao Pai através de Cristo Jesus.Nós somos hoje o templo do Espírito Santo, somos preciosos aos olhos do Pai. Ainda que você seja desprezado por alguém, não importa, existe um Deus em sua vida e para Ele você é muito importante, tanto é que Ele mandou Seu Único Filho morrer em seu lugar.

Amém!

Tita Batista.

The following two tabs change content below.
EquipeWeb

EquipeWeb

EquipeWeb

Últimos posts do EquipeWeb (Veja todos)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>