Mensagem: Não abra sua casa para o inimigo

minha-casa-minha-vidaNa série de estudos: “COLOCANDO AS COISAS EM ORDEM”, estudamos a história de Ezequias. Na última lição, refletimos sobre a importância de andar em fidelidade com Deus e nos deparamos com dois grandes milagres: a cura do Rei Ezequias e o relógio solar, que retrocedeu 40 minutos, como um sinal de que Deus lhe daria mais 15 anos de vida, como lhe havia prometido através do profeta Isaías. new balance m998 A lição de hoje, vem nos falar sobre o perigo de ser abençoado por Deus de diversas formas, mas não vigiarmos e guardarmos as coisas mais valiosas que Deus nos deu.

O Rei Ezequias era um homem de muita oração e o seu clamor chamou a atenção de Deus e o Senhor lhe acrescentou mais 15 anos para colocar as coisas em ordem. Nike Air Max 2016 Schoenen (II Reis 20:1-11) Deus cumpriu com a Sua promessa, porém da parte de Ezequias não podemos dizer o mesmo. Womens Air Jordan 8 Naquele tempo enviou Berodaque-Baladã, filho de Baladã, rei de Babilônia, cartas e um presente a Ezequias; porque ouvira que Ezequias tinha estado doente. Ezequias então, comete um dos piores erros que qualquer rei poderia cometer em Israel e Judá: “abre as portas de sua casa e mostra todos os seus tesouros a Merodaque-Baladã, um babilônico”.

Ezequias mostrou toda a riqueza para um povo inimigo. O seu erro derribou tudo o que havia conquistado ao abrir as portas de Jerusalém aos babilônicos. Ele não soube proteger seus tesouros mais valiosos. Como consequência desse gravíssimo erro, Isaías profetiza que esse mesmo povo levaria tudo o que era mais valioso de Jerusalém para a Babilônia.

Então o profeta Isaías veio ao rei Ezequias, e lhe disse: “O que disseram aqueles homens, e de onde vieram a ti? Disse Ezequias: Vieram de um país muito remoto, de Babilônia. E disse ele: Que viram em tua casa? E disse Ezequias: Tudo quanto há em minha casa viram; coisa nenhuma há nos meus tesouros que eu não lhes mostrasse. 16 Então disse Isaías a Ezequias: Ouve a palavra do SENHOR. Eis que vêm dias em que tudo quanto houver em tua casa, e o que entesouraram teus pais até ao dia de hoje, será levado a Babilônia; não ficará coisa alguma, disse o SENHOR. E ainda até de teus filhos, que procederem de ti, e que tu gerares, tomarão, para que sejam eunucos no paço do rei da Babilônia.(II Reis 20.12-19)

Na sua fragilidade Ezequias se abriu com os visitantes. Porém, estes estavam mal intencionados. nike air max thea bianco donna “Não houve nada nos seus depósitos ou em qualquer outro lugar que Ezequias não mostrasse” (2 Reis 20.13). Todo cristão deve saber de que não podemos abrir o nosso coração para qualquer um, somente a Deus! O Diabo aproveita nossos momentos de fragilidade para roubar tudo quanto o Senhor tem nos dado.

Precisamos proteger nossos tesouros. E não deixar que sejam roubados. Air Max 2017 Dames groen Ezequias não soube guardar sua própria casa, seu próprio palácio. Essa maravilhosa lição nos ensina que nós não podemos cometer os erros de Ezequias. Os erros de Ezequias, que alavancou uma estratégia de invasão que durou décadas, nos traz importantes lições:

1º NÃO FAÇA ALIANÇA COM O SALTEADOR (v. 12) Ezequias “buscou amizade com os inimigos” do povo de Deus e ao ser curado, aceitou a visita de Merodaque-Baladã, o rei da Babilônia.Com certeza a comitiva que examinou os tesouros de Ezequias ficou vislumbrada com tanta riqueza e tantos detalhes na casa do rei, isto é no palácio de Jerusalém e com certeza no templo.Nós não podemos fazer aliança com o salteador. Ele veio para roubar, matar e destruir. Ele veio roubar nossas riquezas, nossos sonhos e as promessas que recebemos do Senhor. Não faça aliança com Merodaque-Baladã. Não se curve, não ceda a pressões, não se contamine.

2º NÃO ABRA AS PORTAS DA SUA VIDA PARA O SALTEADOR (v. 13, 15) O segundo erro de Ezequias foi abrir as portas da cidade para os inimigos salteadores. A partir daí, tudo o que era aprazível aos olhos dos babilônicos foi catalogado. Os tesouros da casa real, do templo e tudo o que tivesse valor.

A profecia se cumpriu! Tudo de Ezequias foi levado, até mesmo o que ele herdou de seus antepassados. Um ato inconsequente colocou tudo a perder. Por conta do erro de Ezequias, cinco gerações de reis depois, a profecia de Isaías (v. Brandon Crawford Jersey 17,18) se cumpre conforme capítulo 24.13 e conforme Daniel capítulo 1.

Não te prostrarás diante deles nem lhes prestarás culto, porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que castigo os filhos pelos pecados de seus pais até a terceira e quarta geração daqueles que me desprezam. (Êxodo 20:5)

3º Não se acomode diante das ameaças do diabo - Quando o profeta lhe anuncia que o rei da Babilônia iria vir contra aquela nação, mas lhe assegura que não seria em seus dias, mas só depois de sua morte, (v.17) o rei Ezequias se mostra tranquilo, pois estava garantido que em seus dias havia paz, e então ele comete o segundo erro que é o erro de ser vagaroso no cuidado das coisas de Deus. (v.19)

Ao invés dele se colocar em oração e começar à preparar a nação e também seu substituto ao trono para que buscasse ao Senhor, ele não demonstra preocupação, e o resultado se encontra no capítulo 21. AIR ZOOM VOMERO 11

Após a morte de Ezequias, tinha Manassés doze anos quando começou a reinar (Manassés era o filho de Ezequias que nasceu após o Senhor acrescentar-lhe 15 anos de vida). Esse seu filho parece não ter sido educado nas leis de Deus, e lemos à seu respeito nos versículos de 2 à 9 que ele fez o que era mal ao olhos do Senhor e ainda levou toda a nação à pecar.

Durante muito tempo o povo sofreu. O Capítulo 34.1-2 de II Crônicas a bíblia nos apresenta Josias, o bisneto de Ezequias, um rei que começou a reinar ainda quando criança, com oito anos de idade (v.1), que fez o que era reto aos olhos de Deus, andou nos caminhos de Davi, seu pai, sem se desviar nem para direita nem para esquerda. Com apenas oito anos Josias foi feito rei de Israel. Este começou a colocar a casa em ordem.

Conforme 2 Cr 34:3 aos 16 anos de idade, por iniciativa própria, Josias começou a purificar Judá da idolatria. Josias se empenhou em conduzir o restante das tribos a igualmente se voltarem a Deus, derrubando em Simeão, Manasses, Efraim, Naftali e em toda terra de Israel os templos e objetos de culto pagão (2 Cr 34:6-7).

Prezado leitor, ao contrário de Ezequias, utilize bem os dias que Deus tem lhe dado e vigie! Não abra a sua casa para qualquer pessoa. Denard Robinson College Jerseys Quando se abre as portas para o salteador, nossa vida é saqueada. Nossa família, nossos sonhos, nossos relacionamentos, enfim, os nossos tesouros são levados.

The following two tabs change content below.
EquipeWeb

EquipeWeb

EquipeWeb

Últimos posts do EquipeWeb (Veja todos)

One Response to Mensagem: Não abra sua casa para o inimigo

  1. Miraci Neto Rodrigues disse:

    Deus, seja louvado. Mensagem muito edificantes, Deus abençoe PR. Sodré.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>