Mensagem: Não seja negligente

A mensagem de hoje ministrada pelo Pastor Sodré, vem nos falar sobre a negligência com as oportunidades que o Senhor tem nos dado.

“Quem relaxa em seu trabalho é irmão do que o destrói” (Pv 18.9 NVI).

398561_389601284389297_316124606_nNo versículo acima, o rei Salomão se refere ao homem que “relaxa em seu trabalho”. Em outras palavras, trata-se do preguiçoso, ou seja, aquele que é irresponsável com seus deveres, displicente no desempenho das suas funções e ocioso quando deveria ser atuante. Essa é uma das descrições do homem tolo, o qual não se aproxima de Deus pela fé, nem lhe atende as ordens. O sábio rei aborda o tema da preguiça diversas vezes (Ex.: Pv 6.6,9; 19.15; 31.27; Ec 10.18). A diferença deste texto é que ele vai além e não se contenta em mostrar que a preguiça impede o avanço do tolo. Ele também revela que o relaxado “é irmão do que o destrói”.

Com isso, abre o entendimento de que ser preguiço ou destruir seus bens com as próprias mãos são basicamente a mesma coisa.Fazer um trabalho relaxado traz diversas consequências, como o dano de bens que deveriam ser bem conservados ou a perda de um emprego por insatisfação do patrão devido à falta de qualidade no trabalho do empregado. Com isso, o tolo não apenas deixa de obter aquilo de que necessita, como perde aquilo que já possui a fim de suprir as faltas. Por isso, quando fizermos algo, façamos bem feito! Não pense em descanso quando é hora de trabalhar. Nem finja fazer o que é sua responsabilidade, mas faça com esmero, dedicação e qualidade. Além de dar bom testemunho, de ser bem-visto por todos e ter suas necessidades supridas, você será considerado um sábio aos olhos de Deus. Ele é quem nos dá as oportunidades e nos sustenta.

Portanto, muitos por serem negligentes, perdem as oportunidades. “Quem observa o vento não plantará; e quem olha para as nuvens não colherá.” (Eclesiastes 11.4)

Não podemos ficar observando as dificuldades, os empecilhos. Precisamos ser valentes para semear. Deus nos ensina a tomar a iniciativa até mesmo no nosso relacionamento com Ele. A Bíblia nos mostra que quem pede recebe; quem busca acha; quem bate, a porta se abre; quem clama, acha a resposta; quem investe, obtém resultado; quem toca nas vestes do Senhor, é curado; quem luta, vence; quem marcha, chega à terra prometida; quem abençoa os outros, é abençoado por Deus… Mas, quem observa o vento, a dificuldade, a crise, não semeia e perde as oportunidades.

Precisamos crer que quando estamos na direção do SENHOR é Ele quem faz tudo que é necessário para atingirmos o nosso objetivo. Por isso, independente do tempo, precisamos semear, pois não sabemos qual semente irá germinar. Como cristãos, não podemos negligenciar a Boa Semente, que é a Palavra de Deus.

“Aquele que leva a preciosa semente, andando e chorando, voltará, sem dúvida, com alegria”.  (Salmos 126.6)

Nem sempre é fácil semear a Palavra. A ordem de Jesus é amar os nossos inimigos e orar por eles, mas, a Graça do Senhor nos alcança quando o desejo do nosso coração é agradá-lo.

“Mas eu digo a vocês que estão me ouvindo: Amem os seus inimigos, façam o bem aos que os odeiam, abençoem os que os amaldiçoam, orem por aqueles que os maltratam. Se alguém lhe bater numa face, ofereça-lhe também a outra. Se alguém lhe tirar a capa, não o impeça de tirar-lhe a túnica. Dê a todo o que lhe pedir, e se alguém tirar o que pertence a você, não lhe exija que o devolva. Como vocês querem que os outros lhes façam, façam também vocês a eles”. (Lucas 6.27-31)

Amado leitor, não podemos perder a oportunidade de levar a Palavra do Senhor. Precisamos lembrar que o campo é o mundo e que a boa semente é a Palavra de Deus. Que o bom Deus nos dê a graça de levarmos a boa semente por onde passarmos e Ele quem nos dá a boa semente.

The following two tabs change content below.
EquipeWeb

EquipeWeb

EquipeWeb

Últimos posts do EquipeWeb (Veja todos)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>