Mensagem: Hidropisia Espiritual

Neste domingo (26/04/15), tivemos o privilégio de receber em nossa congregação o Pastor Israel da cidade de Caçador. Este veio representar o Pastor Sodré, que se encontra de “licença” por ocasião do nascimento de sua filha Isadora.

“Nada é mais importante na vida de um cristão, do que estar na presença de Deus de forma lícita e coerente.”

jesus-e-a-fonte-de-agua-vivaEra sábado e ao entrar na casa de um dos principais fariseus para comer, Jesus se depara com um homem hidrópico e o cura. (Lucas 14.1-14). Porém, em relação ao sábado, era tido como um dia de descanso, dedicado somente para adoração.  (Gêneses 2.2-3) Mas para Jesus, não existe dia e nem hora para curar ou realizar milagres.

Ao efetuar a cura deste homem em pleno sábado, Jesus demonstrou que é licito fazer o bem (Mateus 12:12). O amor deve ser demonstrado todos os dias, especialmente no sétimo, que é o dia que o Senhor santificou (Êxodo 20:8-11). Ao curar neste dia, Jesus não transgrediu o mandamento, apenas o confirmou. Ele não veio aqui para anular a lei nem os profetas (Mateus 5: 17-19), mas para salvar o perdido e demonstrar com seus gestos que Deus é amor (1 João 4:8).

O que e Hidrópico? Segundo o dicionário hidropisia é a retenção patológica de líquidos, doença qualificada pela acumulação anormal de líquidos nos tecidos ou em determinadas cavidades do corpo (conhecido como barriga d’água). O membro afetado começa a inchar, outros membros são atingidos e finalmente todo o corpo, levando a vítima a óbito.

Trazendo a hidropisia para o lado espiritual, refletimos sobre o versículo de João 4.14 que diz: “Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna.”Como elemento, a água é fundamental para a existência e manutenção da vida. Sem ela não sobrevivemos por muito tempo. Foi assim com a mulher samaritana que, em busca de água para saciar a sua sede natural no poço de Jacó, encontrou-se com Jesus, o Único capaz de saciar a sede espiritual que havia no seu interior. E, a partir desse encontro com a verdadeira água viva, ela teve sua vida transformada para sempre (João 4.5-14). Porém, sabemos que há um limite em relação ao uso da água em nossa vida. Em todos os sentidos, ela deve ser usada de forma moderada. Caso contrário, nos leva a morte!

Portanto, quantos hoje estão como este homem de Lucas 14.2, inchados pelo acumulo anormal de “líquidos”? Querem reter para si, coisas que o levam a morte, buscam até mesmo demonstrar a existência de Deus, mas na realidade, retém as coisas do mundo e desprezam as coisas que verdadeiramente agradam ao Senhor. Usam conceitos, teorias, rituais, fatos históricos, doutrinas desnecessárias que ao invés de aproximá-los de Deus os afastam da salvação. “Não seja demasiadamente ímpio e não seja tolo; por que morrer antes do tempo?” (Eclesiastes 7.17)

Ao contrário da mulher samaritana, que em apenas uma conversa com Jesus, derrubou barreiras de antigas hostilidades, de preconceitos de gênero, de divisões étnicas e raciais e se tornou a primeira dentre muitos samaritanos a confessar que Jesus era o messias.
Ao contar aos outros sobre seu encontro com Jesus, ela já demonstrava que havia “bebido o suficiente da água que opera milagres, que cura, que salva, que liberta”.

Amados, precisamos compreender que, por mais que conseguimos saciar nossa sede natural por alguns momentos, somente Cristo pode matar nossa sede eternamente. É Nele que somos perdoados, justificados e salvos. Mas, precisamos nos aproximar dEle pela palavra, com sabedoria, buscando em primeiro lugar ter uma intimidade com o Senhor e todas as coisas que necessitamos conhecer da parte dEle, nos será revelada em seu tempo. De nada adianta enchermos nosso corpo “d´água” de forma demasiadamente exagerada e perdermos a nossa salvação. Tudo que é feito em excesso leva a nossa vida a ruína. Tudo que foge de controle precisa ser moderado.

Cristo é a água viva, fonte eterna pela qual anseia nosso coração, por isso, nos convida todos os dias: “Se alguém tem sede, venha a mim, e beba.” (João 7.37)

Não seja um cristão hidrópico… Que hoje, possamos aceitar o convite de Jesus, beber a cada dia a quantidade necessária dessa água pura e desfrutar de vida verdadeira. Que possamos abandonar outras fontes e buscar vida na única fonte que é acessível, gratuita, inesgotável e que nos transforma de dentro para fora – Jesus Cristo, nosso Salvador!

Que Deus nos abençoe para que possamos seguir o exemplo de Cristo!

Confira a mensagem na íntegra:

Amém!

Tita Batista.

The following two tabs change content below.
EquipeWeb

EquipeWeb

EquipeWeb

Últimos posts do EquipeWeb (Veja todos)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>