Mensagem: Não cerre o seu coração

Assim, como diz o Espírito Santo: “Hoje, se vocês ouvirem a sua voz, não endureçam o coração, como na rebelião, durante o tempo de provação no deserto,
tumblr_mxu0u7sctc1rqt502o1_500
onde os seus antepassados me tentaram, pondo-me à prova, apesar de, durante quarenta anos, terem visto o que eu fiz. Por isso fiquei irado contra aquela geração e disse: Os seus corações estão sempre se desviando, e eles não reconheceram os meus caminhos. Assim jurei na minha ira: Jamais entrarão no meu descanso”. (Hebreus 3:7-11)

Não devemos endurecer o coração, como fez o povo que foi tirado do Egito por Deus através de Moisés, mas devemos abrir o coração e estar sensíveis a ouvir a voz de Deus. Esse povo experimentou, viveu e viu as maravilhas do Senhor no deserto. Mas, mesmo diante de toda providência do Senhor, o coração desse povo foi mau a ponto de desagradar ao Senhor. Por isso, não conheceram os caminhos do Senhor (v.11).  Ao cerrar o coração contra as coisas de Deus, o homem não sente o toque e o trabalhar de Deus na sua vida. Impossibilita o agir do Senhor por causa da dureza do seu coração.

Mas, Deus não nos toca ou fala conosco só por palavras, também por sinais e prodígios.
Quando recebemos ou presenciamos uma cura, uma libertação quer de vícios, quer de espíritos malignos, um livramento, uma prosperidade entre outros, também é Deus nos tocando e falando conosco. Para isso, precisamos obedecer a sua voz.

No livro de Marcos 3.5, a bíblia nos fala a respeito de um homem que tinha a sua mão mirrada e se encontrava separado dos demais na sinagoga. Isso porque, segundo tradição judaica, este homem que tinha a mão mirrada, assim como qualquer um que nascesse com alguma deficiência, era mal visto pela sociedade na época, pois afirmavam que a deficiência de alguém era fruto de um pecado seu ou de seus pais, portanto, eram considerados impuros por todos.

Mas, esse dia era um Sábado e algo muito diferente aconteceu na sinagoga em que aquele homem da mão mirrada sempre visitava. Neste dia, a sinagoga estava cheia, quase não se podia entrar, estavam várias autoridades do Templo de Jerusalém observado e ouvindo atentamente a Palavra que Jesus, lhe ensinava.

Em certo momento, Jesus, sabendo que os fariseus estavam ali, e que buscavam saber se ele de alguma forma transgrediria a lei do Sábado, olhou para o homem com a mão mirrada e disse:“Levanta-te e vem para o meio.” (Mc 3.3)

Nesse momento o homem da mão mirrada, deve ter entrado em certo conflito, pois sabia que aquilo que Jesus pedira era contra a lei, e que seu lugar não era ali no meio juntamente com os demais, porém, a fala segura e de autoridade de Jesus, o levaram a obedecer a seu pedido, e levantando-se da onde estava, seguiu em direção ao meio da sinagoga.

Podemos imaginar que neste momento, ouve silêncio, buchichos e murmúrios de alguns perante algo completamente estranho, e para muitos algo abusivo, Jesus sabendo o que seus corações intentavam sobre aquela situação lhe disse em alta voz: “É lícito no sábado fazer bem, ou fazer mal? Salvar a vida, ou matar?E eles calaram-se”. – Mc 3.4

E, olhando para eles em redor com indignação, condoendo-se da dureza do seu coração,disse ao homem: “Estende a tua mão. E ele a estendeu, e foi-lhe restituída a sua mão, sã como a outra”. (Mc 3.5)

Amigo leitor, essa é uma das passagens em que Jesus vinha sendo confrontado pelos fariseus, visto que, faziam isso para poder pegar Jesus em alguma palavra a fim de entrega-lo a ser preso. Esse grupo religioso e também os judeus daquela época guardavam o sábado pensando em cumprir o que está escrito em Êxodo 20.8-11. Do ponto de vista dos fariseus e judeus, guardar o sábado era lembrar-se do que Deus havia feito.

De fato, a palavra Sábado, em hebraico, é “shabbat” e vem do verbo “cessar”, “parar” (de fazer alguma coisa). Significa aquilo que nós exprimimos com o verbo “guardar” lembra o “cuidar” e o “recordar”.Porém, Jesus quando vem, de forma alguma quer ab-rogar a lei, más cumprir (Mateus 5.17). Isso significa que Deus não veio desrespeitando o sábado dos Judeus, mas provou que até do sábado Ele é o Senhor (Mateus 12.8).

Cristo não queria que os fariseus tomassem apenas o sábado dizendo que naquele dia “santificado” ia adorar ou dedicar ao Senhor, mas Ele queria que todos os dias fossem assim, ou seja, não adianta guarda um dia se todos os outros são sem dedicação a Deus. Isso pode ser claramente explicado pelo seguinte texto: “Guardais dias, e meses, e tempos, e anos.” (Gálatas 4.10)

Mesmo diante desse contrito, Jesus mostrou sua misericórdia e amor ao próximo, operando o que conhecemos por “a cura do homem que tinha uma das mãos mirradas”.

Às vezes a “mão mirrada” na sua vida pode ser uma área que você está esperando uma resposta de Deus, um pecado que te separa do amor do Pai e não te deixa receber as bênçãos dos céus. Do mesmo modo que Ele entrou na sinagoga buscando aquele homem da mão mirrada, Ele entra nas áreas da sua vida para estabelecer propósitos e fazer mudanças, basta você abrir o coração para o Senhor agir em seu favor.

Nós como igreja temos que promover a Justiça do Reino de Deus, agindo em favor do próximo, os levando-os a um evangelho que os restaure por completo, seja social, emocional, espiritual, físico e etc. Jesus mostrou aos fariseus (religiosos em geral) que sua religiosidade os impedia de cumprir o verdadeiro mandamento de amor ao próximo.

Não cerre o seu coração. Coloque suas expectativas nas mãos de Jesus e seja livre de todas as opressões.

Amém!

Tita Batista.

The following two tabs change content below.
EquipeWeb

EquipeWeb

EquipeWeb

Últimos posts do EquipeWeb (Veja todos)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>