Mensagem: O verdadeiro Cidadão dos Céus

Muitas pessoas anseiam viver na Glória do Senhor, habitar em seu Santuário.

A mensagem de hoje, ministrada pelo Pastor Sodré se baseia no questionamento do profeta Davi (Salmos 15) e vem nos instruir a cerca do verdadeiro cristão. Esse, que um dia habitará no Monte Santo do Senhor.

114551_Papel-de-Parede-Criancas-e-o-ceu_1920x1200O Profeta Davi questiona a Deus sobre quem será salvo: “SENHOR, quem habitará no teu tabernáculo? Quem morará no teu santo monte?” (SALMOS: 15:1)

No Salmo 15, encontramos preciosas lições sobre o caráter e o perfil do verdadeiro cristão.Ele é estimulante e desafiador. Ele nos leva a um profundo exame de consciência e a um desejo de agradar a Deus a fim de podermos estar com Ele em Sua Glória.

Para ser cidadão da terra, é necessário que se exerça os direitos e deveres civis. Mas, para ser cidadão desse SANTO MONTE, as qualificações requeridas são muito mais elevadas. Portanto, trata-se de um assunto essencial, a fim de que não fiquemos desavisados de nossas obrigações espirituais e sociais para com Deus e nosso semelhante.

Cremos que Davi estava em atitude de oração ao ser levado a perguntar a Deus: “Senhor, quem habitará no teu tabernáculo?”O salmista conhecia o tabernáculo terrestre, que fora construído no deserto. Era um lugar santo. Ali, manifestava-se a Presença Santa de Deus. nike tn chaussure Davi também sabia da existência de um tabernáculo eterno nos céus (Êxodo 25:8, 9, 40; Hebreus 8:5) e queria saber quem seriam os seus habitantes? Quem é digno de estar na Presença de Deus?

A partir do versículo 2, do livro de Salmos 15,encontramos 11 características que identificam o caráter do verdadeiro cidadão do céu. Nos versos citados, se faz necessário observarmos que apenas duas características envolvem o homem e Deus, porém são NOVE as características que envolvem o homem com o homem. Isso, nos leva a pensar sobre o maior mandamento: “Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo”. (Mateus:22.39)

Qualificações diante de Deus:

1º Anda com sinceridade (v.2) – Esta é uma qualidade do verdadeiro cidadão do céu, demonstrada, primordialmente, diante de Deus. TANJUN

Em Gn 17.1 Deus ordenou a Abraão: “…anda na minha presença e sê perfeito”. Isso equivale a ser íntegro diante do Senhor.

No hebraico a palavra “integridade” é “tamim”, significando que o indivíduo íntegro é aquele que diz o que faz e faz o que diz.

Muitos perdem a comunhão com Deus porque hora estão na presença de Deus, outra se afastam por conta do pecado. Não existe sinceridade no seu relacionamento com Deus.

2º Pratica a justiça (v. 2) – A justiça emana de Deus. O cristão só consegue viver bem diante do Senhor, se tiver a justiça divina. Noé foi um exemplo de homem que pratica a justiça e a retidão (Gn 6:9). Davi conhecia a Deus como o verdadeiro Pastor, pois somente Ele (Deus) pode nos guiar pelas veredas da justiça ( Sl 23:3b).

Qualificações diante dos homens:

3º Fala a verdade sempre com amor (v. 2) – Quem fala a verdade manifesta a justiça de Deus. O cidadão dos céus chegou a essa condição porque, um dia, creu na verdade (Jo 14.6), foi liberto pela verdade (Jo 8:32). Air Jordan 8 Retro
Passou a adorar a Deus “em espírito e em verdade” (Jo 4:24) e santificado pela presença de Deus em sua vida. Em consequência, tem como característica básica ser pessoa que só fala “verazmente segundo o seu coração” (v. 2b).

4º Não difama o próximo (v.3) – Difamar, ignificando “tirar a boa fama ou o crédito”, falar mal de alguém. Tiago exorta a que não falemos mal uns dos outros (Tiago 4:11). O verdadeiro cristão, não age dessa forma. Se não puder falar bem do seu próximo, não há de falar mal. O que não se quer para si, não se deve desejar ou fazer para o outro. Precisamos ser amorosos uns com os outros, estender a mão, fazer o bem.

5º Não faz mal ao próximo (v. 3) - Fazer o mal, no texto, tem um sentido amplo: refere-se a qualquer tipo de atitude que venha a prejudicar o próximo em qualquer circunstância, quer no aspecto moral, social, espiritual ou físico. Quem faz o mal colherá o fruto do que semeia (Gl 6:7). Fazer mal é próprio dos malignos, dos maldosos, dos ímpios, que “…não dormem, se não fizerem o mal, e foge deles o sono se não fizerem tropeçar alguém” (Pv 4:16). nike air max 2017 goedkoop O verdadeiro cristão demonstra, em todos os aspectos de sua vida, cultivar a benignidade, qualidade daquele que só faz o bem.

6º Não aceita afronta contra o seu próximo (v.3) - Afronta quer dizer ofensa, ultraje, humilhação, de modo agressivo, de uma pessoa contra outra. O cristão é capaz de suportar a afronta contra si mesmo, demonstrando o fruto do Espírito – a longanimidade, mas “não aceita nenhuma afronta contra o seu próximo”. Ou seja, amar o próximo, não é só amar quem está perto, mas amar a todos! Vai além de não espalhar a fofoca, mas, impedi-la de prosseguir, como uma atitude contra a essa situação. É se colocar no lugar do outro a favor da pessoa em questão. E mais, compra a briga por ela, a defende!

7º Despreza o réprobo (v. 4) - Réprobo é sinônimo de reprovado, mal, perverso. O cidadão dos céus não pode aprovar, por ação ou omissão, o comportamento dos ímpios. Devemos amá-los, espiritualmente, como Cristo os ama, mas desprezar suas práticas pecaminosas. Precisamos ser exemplo, sendo sal e luz, (Mateus 5:13-16) mas, nunca sendo conivente com sua conduta errônea, nem nos “misturando”, nos tornando como eles. (Salmos 1:1)

8º Honra aos que temem a Deus (v. 4) - Honrar e temer ao Senhor é um princípio fundamental para aqueles que conhecem a Deus. Portanto, os verdadeiros cidadãos do céu devem honrar seus pais, seus filhos, seu cônjuge, seu pastor, sua igreja. O verdadeiro servo do Senhor valoriza e honra outras pessoas que demonstram a mesma disposição de honrar a Deus.

9º Cumpre os seus compromissos (v. 4) - O texto do Salmo diz: “aquele que, mesmo que jure com dano seu, não muda”. No Antigo Testamento, as pessoas faziam juramento diante de contratos e acordos. No Novo Testamento, vemos que Jesus nos ensinou a não jurar nem pelo céu nem pela terra (Mt 5:34). adidas zx flux mujer Ele exortou seus seguidores a serem pessoas íntegras no cumprimento da palavra, dizendo: “Seja, porém, o vosso falar: sim, sim; não, não, por que o que passa disso é de procedência maligna” (Mt 5:37). Nike Air Max 90 Blu Uomo

Mesmo que a pessoa se prejudique, não deve voltar atrás em sua palavra. A verdade deve estar em seus lábios.

10º Não empresta seu dinheiro com usura (v. 5) – “Usura quer dizer cobrar taxa excessiva de juros, agiotagem”. Pedir dinheiro emprestado não é coisa boa (Provérbios 22:7). Porém, certas circunstâncias obrigam o cristão a fazê-lo. Se tivermos condições de ajudar alguém, concedendo-lhe um empréstimo, devemos fazê-lo de modo cristão e compassivo (Salmo 37:26), sem explorar o próximo.

11º Não aceita suborno (v. 5) – Suborno quer dizer peita, corrupção. Subornar é dar dinheiro para conseguir alguma coisa que vá de encontro à moral e aos princípios cristãos. O cidadão do céu jamais deve aceitar tal prática. nike air max 2017 heren blauw No mundo sem Deus, a prática do suborno se tornou comum. Mas, como cristãos, devemos condenar esta prática.

Prezado leitor, todas essas observações são necessárias para sermos considerados “cidadãos do céu”. O salmista conclui dizendo que aquele que proceder fielmente a esses princípios jamais será abalado. Air Jordan 13 Donna O nosso testemunho exemplar é de grande relevância para aqueles que não procedem com esses princípios, devem aprender e passar a praticar as mesmas ações, para isso, o nosso exemplo é fundamental.

Os valores do mundo são totalmente contrários à Palavra de Deus e apesar de nos convertermos a Cristo, carregamos muitos desses valores e hábitos conosco, de tão enraizados que estão em nós. O mundo nos cega, nos levando a agir como se determinada atitude fosse boa, aceitável, ou correta, para obtermos aquilo que queremos ou precisamos.

Vivemos dias maus! O mundo exalta o “EU” e o “TER”, custe o que custar, doa a quem doer. O lema é “amar as coisas e usar as pessoas”, quando deveria ser “amar as pessoas e usar as coisas”. Infelizmente vemos isso acontecendo até mesmo no meio do povo de Deus e isso nos afasta da Presença dEle, mesmo estando dentro da igreja, precisamos avaliar nossas práticas diárias e saber se o nosso coração não está voltado para o mundo e suas ilusões.

Temos que nos limpar de toda influência mundana (mente – raciocínio e intelecto; coração – sentimento, motivações, vontades). fjallraven kanken sale uk Precisamos nos santificar, buscar ser parecidos com Cristo, deixar que Ele opere em nós. Isso requer arrependimento, esforço, disciplina, oração, santificação. E teremos a recompensa “jamais seremos abalados”.

The following two tabs change content below.
EquipeWeb

EquipeWeb

EquipeWeb

Últimos posts do EquipeWeb (Veja todos)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>