Mensagem: Precisamos Tomar Mais Cuidado!

Vivemos em dias difíceis. Precisamos estar atentos a tudo que nos move: saúde, família, vida social e principalmente a vida espiritual.

Na lição de hoje, ministrada pelo Pastor Sodré, analisaremos o que as Escrituras revelam sobre certos cuidados que fazem toda a diferença em nossa vida.

Apresentação2No livro de Romanos 12:11 a bíblia nos fala: “Nunca lhes falte o zelo, sejam fervorosos no espírito, sirvam ao Senhor.”

O versículo se inicia com o apóstolo Paulo nos orientando para que nunca nos falte ZELO. A palavra “ZELO” quer dizer dedicação ardente, paixão, cuidado, interesse. Só com essa parte desse versículo já nos leva a uma reflexão, a palavra de Deus faz isso, ela nos leva a fazer uma avaliação e ver se na nossa vida com Deus tem estado presente ou tem faltado à dedicação ardente, a paixão com intensidade, o interesse, o cuidado.

Por mais instruídos que somos a bíblia nos orienta a tomarmos mais cuidado, tudo por conta de algumas distrações que nos roubam o foco. O entusiasmo é permitido em todas as áreas da vida e com toda certeza deve ser algo mais do que intenso no nosso relacionamento com Deus. Precisamos ser fervorosos no Espírito, na Fé, na dedicação ao Senhor.

Para iniciarmos nossa lição, vamos ver alguns itens importantes que a bíblia nos orienta a respeito do cuidado:

1º item: o Falar – nossas palavras revelam muito do que somos, pois a boca fala do que o coração está cheio. Portanto, precisamos tomar cuidado com o que falamos ou deixamos de falar. Há o momento certo para cada ação.

 “Disse Davi: Guardarei os meus caminhos para não pecar com a minha língua; guardarei a minha boca com uma mordaça, enquanto o ímpio estiver diante de mim”. (Salmos 39.1)

Nesse versículo, vimos que Davi resolve ficar em silencio para não falar bobagem diante de seus inimigos. Sabemos que a língua tem o poder da vida e da morte, tanto ela pode abençoar, como amaldiçoar; Então, devemos ter cuidado com o que falamos.

É evidente que, dependendo do contexto em que são faladas e por quem são pronunciadas, as palavras podem ferir ou até mesmo matar (Pv 18.21) “A morte e a vida estão no poder da língua”.

Como servos de Deus, somos desafiados a usar nossas palavras como um meio para ajudar nossos irmãos, através de exortações, bons conselhos e também através do ensino da Palavra de Deus e de seus princípios (1 Co 14.26) “Que fareis, pois, irmãos? Quando vos ajuntais, cada um de vós tem salmo, tem doutrina, tem revelação, tem língua, tem interpretação. Faça-se tudo para edificação”.

2º item: cuidado com as pessoas – os dias são maus. Não podemos ser ingênuos. Muitos estão abrindo suas casas para o inimigo. O livro de Isaías nos traz o exemplo de Ezequias que por ingenuidade abriu as portas da sua casa para os falsos amigos.

“NAQUELE tempo enviou Merodaque-Baladã, filho de Baladã, rei de Babilônia, cartas e um presente a Ezequias, porque tinha ouvido dizer que havia estado doente e que já tinha convalescido. Ezequias se agradou disso e mostrou aos mensageiros a casa do seu tesouro, a prata, o ouro, as especiarias, os óleos finos, todo o seu arsenal e tudo quanto se achava nos seus tesouros; nenhuma coisa houve, nem em sua casa, nem em todo o seu domínio, que Ezequias não lhes mostrasse.”. (Isaías 39.1-2)

O que podemos ver em nosso texto é um homem de Deus precipitando-se numa atitude aparentemente inofensiva a ele e aos seus familiares. Ezequias errou não só porque sem pensar abriu a porta da sua casa, como também mostrou todo o seu tesouro ao inimigo. Sua atitude não trouxe paz nem segurança para o seu reino, pois os embaixadores do rei da Babilônia viram ali motivos de sobra para atacarem futuramente o reino de Judá.

Não podemos abrir as portas da nossa casa para as visitações babilônicas (pessoas que querem nos tirar da direção de Deus com falsas doutrinas) cada vez mais frequentes e sutis. Precisamos blindar nossa vida, nosso lar, nossos filhos, nossa família da visitação do inimigo, que vem somente para roubar, matar e destruir.

3º item: Cuidado com nós mesmos – precisamos cuidar da nossa saúde e da nossa vida com Deus. “Atente bem para a sua própria vida e para a doutrina, perseverando nesses deveres, pois, fazendo isso, você salvará tanto a si mesmo quanto aos que o ouvem”. (I Timóteo 4:16) Vemos no versículo a orientação de Paulo a Timóteo: “cuide de ti mesmo e cuide da doutrina”… O corpo é santuário de Deus (I Coríntios 6:19,20); 2)Se sua saúde não estiver em um bom estado, você não vai ser feliz, e não vai ter um bom desenvolvimento nas atividades.

Após receber Jesus como nosso Senhor, nossa vida passa a ser dirigida pelo Espírito Santo. Por receber uma nova natureza, precisamos ter um novo estilo de vida e comportamentos, um modo de andar, segundo Cristo.   A doutrina bíblica é saudável, traz vida aos ouvintes e praticantes. Portanto, precisamos cuidar da nossa saúde física e espiritual.

4º item: cuidado com a família – Sendo cristãos, temos que abrir os olhos e a boca para interceder pelas nossas famílias, porque esta é a vontade do Senhor. Ele ouve as nossas petições. “Ora, se alguém não tem cuidado dos seus e especialmente dos da própria casa, tem negado a fé e é pior do que o descrente”. (I Timóteo 5.8)

A família é um dos alicerces que ainda sustentam a nossa sociedade totalmente corrompida. Sendo assim, cada um de nós dever fazer todo o esforço para cuidar muito bem dos nossos para que não venhamos a negar a fé e nos tornarmos pior que o descrente.

5º item: a vida com Deus – Ninguém sabe o dia e a hora em que Jesus voltará. A Palavra de Deus não nos revela quando se dará esse grandioso acontecimento. Logo, é indispensável estarmos preparados para aquele dia que tanto ansiamos. Precisamos viver em santidade, pois Jesus poderá voltar quando menos se espera.

“Portanto, vigiem, porque vocês não sabem em que dia virá o seu Senhor. Mas entendam isto: se o dono da casa soubesse a que hora da noite o ladrão viria, ele ficaria de guarda e não deixaria que a sua casa fosse arrombada. Assim, também vocês precisam estar preparados, porque o Filho do homem virá numa hora em que vocês menos esperam” (Mateus 24.42-44).

A idéia do “ladrão” em relação à vinda de Cristo é usada sete vezes, apenas no Novo Testamento (Mt 24.43; Lc 12.39; 1Ts 5.2,4; 2 Pe 3.10; Ap 3.3; Ap 16.15). Infelizmente, há muitos cristãos que não estão preparados para o grande encontro com o Salvador. Estes estão descuidados, adormecidos, assim como as “virgens loucas” (Mt 25). Muitos estão sem o azeite, que representa o Espírito Santo. Outros negligenciam o testemunho cristão e acabam por escandalizar o Evangelho. No entanto, a volta de Jesus será repentina. Por isso, a santificação é o requisito fundamental para o encontro com o Senhor. (ITs 5.23).

Prezado leitor, sabemos que a Palavra de Deus é viva e eficaz (Hb 4:12) é poderosa para fortalecer a nossa fé e estimular a nossa diligência espiritual. À medida que conhecemos mais o Senhor e a Sua Palavra, a nossa fé torna-se mais genuína e as dúvidas vão aos poucos desaparecendo, porque aprendemos pouco a pouco confiar no Senhor, descansando e crendo que o Senhor vai suprir todas as nossas necessidades.

Entregue a sua vida ao Senhor hoje e verás que Ele tem cuidado de vós!

Amém!

Tita Batista.

The following two tabs change content below.
EquipeWeb

EquipeWeb

EquipeWeb

Últimos posts do EquipeWeb (Veja todos)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>